O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) realizou nesta segunda-feira (29/7) a primeira experiência de audiência de conciliação por videoconferência. A diretora e o técnico judiciário do Sistema de Conciliação (Sistcon), respectivamente Rossana de Abreu Brito Brose e Carlos Alberto Audy, foram os conciliadores da audiência. O procurador federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Sérgio Augusto da Rosa Montardo respondeu pela escolha do processo e pela preparação da proposta.
A primeira audiência de conciliação por videoconferência ocorreu na sede TRF-4, em Porto Alegre. Do local, os representantes se conectaram por vídeo com a parte, que estava na Vara Federal de Jacarezinho, no Paraná. Ao final da audiência, foi obtido acordo no processo e mantido o benefício de aposentadoria questionado na ação.
Na avaliação do Sistcon, a conciliação por videoconferência representa economia processual e de dinheiro público. “A grande vantagem é o deslocamento. As partes não terão custos para vir até o tribunal para que haja acordo”, relatou Carlos Audy. A próxima conciliação por vídeo deve ser realizada entre Porto Alegre e Santa Rosa (RS).
Fonte: TRF-4