Tribunal cria núcleo de voluntariado para melhorar relação com cidadão

Você está visualizando atualmente Tribunal cria núcleo de voluntariado para melhorar relação com cidadão
Compartilhe

O Judiciário mineiro teve razões para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado. Desde o dia 24 de agosto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) conta com os serviços do Núcleo de Voluntariado, cujas premissas prometem aprimorar a relação entre tribunal e cidadãos. A estrutura foi concebida a partir do conceito de que a incorporação da cultura do voluntariado beneficia o conjunto da sociedade e aumenta a confiança, a solidariedade, o pertencimento e a reciprocidade entre servidores e jurisdicionados.

O Núcleo de Voluntariado do TJMG é um dos desdobramentos do termo de cooperação técnica que deu origem ao projeto Rua do Respeito, assinado em 2015 pelo TJMG, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Ministério Público estadual. Em maio deste ano, os parceiros do projeto assinaram memorando com o programa Voluntários das Nações Unidas (VNU), gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para criar rede de voluntariado.

Ao criar o núcleo, o tribunal espera dar mais efetividade à rede, já que o memorando estabeleceu um marco de cooperação com vistas ao apoio mútuo entre os parceiros, em áreas de interesse comum, em especial na promoção do voluntariado e no desenvolvimento humano. A rede de voluntariado em Minas Gerais terá por objetivo integrar os diversos colaboradores das organizações e disseminar a cultura do voluntariado nos órgãos parceiros.

Justiça, equidade e paz social – O Núcleo de Voluntariado do TJMG ancora-se na missão do Poder Judiciário de “realizar a Justiça” e na visão de “ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social”. A iniciativa está associada às diretrizes do Planejamento Estratégico do TJMG e alinhada às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ressaltam a postura e a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e dos mais vulneráveis.

Entre os objetivos do núcleo, está a consolidação da Rede de Voluntariado de Minas Gerais, a promoção da disseminação da cultura do voluntariado no Poder Judiciário mineiro e a coordenação das práticas de voluntariado no âmbito do TJMG. “Vamos, sem exclusividade, levantar ações voluntárias existentes no Judiciário mineiro, para potencializá-las”, ressaltou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, designado como integrante do núcleo.

Entre os integrantes da Rede de Voluntariado do estado, o TJMG é o primeiro a criar um núcleo sobre o tema. “O TJMG são as pessoas que trabalham nele. Os vínculos de solidariedade e cooperação entre os servidores, criados pela cultura do voluntariado, deverão ajudar a instituição em sua missão de buscar justiça”, afirma o juiz.

Fonte: TJMG