Tribunal do Espírito Santo participa da campanha Se Renda à Infância

Você está visualizando atualmente Tribunal do Espírito Santo participa da campanha Se Renda à Infância
Foto: Banco de Imagens/CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) está apoiando à campanha nacional “Se Renda à Infância”, lançada na última quinta-feira (11/3) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ideia é reforçar que o Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas a ser pago à Receita Federal pode ser destinado à realização de programas de promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Ao entregar a Declaração, os contribuintes podem fazer essa opção, que gera um abatimento do valor devido ou um acréscimo na restituição do IR.

Segundo a juíza do TJES e auxiliar da Presidência do CNJ, Trícia Navarro, pesquisas evidenciam que os primeiros anos de idade são o período mais estratégico para formação do ser humano. E a campanha surgiu a partir de estudos e discussões realizados no âmbito do Pacto Nacional pela Primeira Infância, com o objetivo de incentivar os contribuintes. “O que pretendemos é disseminar informações sobre essa possibilidade de investimento, sem custos, na promoção de uma sociedade mais justa, por meio de ações que favoreçam o cuidado e desenvolvimento de nossas novas gerações.”

De acordo com as regras da Receita Federal, a destinação pode ser de no máximo 3% para pessoa física e 1% para pessoa jurídica, que são revertidos para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente. Esses recursos são aplicados nos projetos, programas e ações voltados para a promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, distribuídos mediante deliberação dos Conselhos de Direitos nos diferentes níveis de governo – União, estados, distrito federal e municípios.

Como fazer a contribuição?

O prazo de apresentação da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, começou no dia 1º de março e vai até o dia 30 de abril. Para essa contribuição, é necessário preencher a Declaração de Imposto de Renda no formato completo. Em seguida, a pessoa ou empresa pode fazer a destinação no campo “Resumo da Declaração” e “Doações Diretamente na Declaração”. Ao escolher o campo “Criança e Adolescente”, aparecerá a opção de destinação ao fundo nacional, distrital, estadual ou municipal.

O valor possível de ser doado é calculado automaticamente, conforme o percentual indicado. “O contribuinte não paga nada a mais por isso, apenas direciona o investimento do imposto. E não há nada mais importante do que investirmos em nossas crianças e adolescentes, para um futuro melhor, que depende do que fazemos hoje”, afirma Trícia Navarro.

Para as empresas que quiserem participar, há instruções no site da Receita Federal, mas o contador pode ajudar no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, a opção pela doação, impressão do DARF e o recolhimento da doação. Por meio dessa doação, as empresas não têm custos e participam indiretamente da oferta de programas, projetos e ações voltados aos direitos da infância.

Fonte: TJES