Tribunais se preparam para última Semana pela Paz em Casa de 2017

Você está visualizando atualmente Tribunais se preparam para última Semana pela Paz em Casa de 2017
Compartilhe

Entre os dias 20 e 24 de novembro, Tribunais de Justiça de todo o país estarão mobilizados para resolver o maior número de processos relacionados à violência doméstica contra mulher. Os mutirões fazem parte da Semana Justiça Pela Paz em Casa que, desde 2015, já solucionou mais de 100 mil processos e concedeu 50 mil medidas protetivas, em casos de violência contra a mulher, levados ao Judiciário. A 9ª Semana será a última edição da campanha este ano.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de Justiça estaduais, a Semana Justiça pela Paz em Casa foi idealizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, antes de assumir a presidência do Supremo, a fim de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), agilizando a tramitação dos processos relativos à violência doméstica.

Em 2017, na presidência do CNJ, a ministra instituiu a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, incorporando a Campanha Paz em Casa de maneira permanente, e aprofundando suas ações.

Além de julgamentos concentrados das ações penais relativas à violência de gênero, vários tribunais aproveitam as Semanas Paz em Casa para desenvolver ações pedagógicas, com foco na pacificação dos lares brasileiros. É o caso do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) que, nesta edição, prepara palestras públicas sobre o tema nos dias 20 e 24 de novembro. A neurocientista e psicóloga Regina Lúcia Nogueira, servidora do Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), abre a Semana Paz em Casa de Goiás esclarecendo – para juízes e público em geral – a importância de se conhecerem os impactos dos traumas na mente humana.

Entendendo reações do trauma

Estudando o tema há 30 anos, a especialista explica que eventos traumáticos podem gerar reações diversas no cérebro (como congelamento, amnésia, crises de riso, agressividade), sendo, muitas vezes, mal interpretadas por delegados, magistrados e até pela própria vítima.

“Para se caracterizar um estupro, por exemplo, é preciso ficar claro o não consentimento. Mas se a vítima congela emocionalmente, os operadores do Direito podem interpretar essa não reação de maneira equivocada”, diz Regina Lúcia Nogueira.

A neurocientista abordará na palestra essa e outras reações comuns em episódios de violência que precisam ser conhecidas pelos operadores de direito, que lidam com pessoas que passam por traumas. Para a especialista, esse diálogo entre Direito e neurociência é fundamental para permitir que a Justiça ocorra e que as vítimas sejam melhor acolhidas.

Outra palestra das ações da Justiça goiana pela Paz em Casa será ministrada pela psicóloga e coach Thayssa Moiana. Ela apresentará os desafios e as possíveis soluções que a mulher pode buscar para conquistar seu fortalecimento pessoal, vencer os desafios do dia a dia, construindo uma cultura de paz não apenas em casa, mas também no ambiente de trabalho.

files/conteudo/imagem/2017/11/882595d798fc322c8206353cd6a5e8f4.png

“Nessa palestra, busco acordar as pessoas para a responsabilidade da construção da vida que queremos. Abordo profissionalização, rede de apoio, tudo o que pode ser absorvido pela mulher e fortalecê-la. A palestra é um momento rápido, não tem o poder de intervir na vida das pessoas, mas pode despertá-las para um novo olhar. Para quem vive situações de violência, esse pode ser o primeiro passo”, afirma a psicóloga, servidora do TJGO, que trabalha com Justiça Restaurativa no âmbito criminal há 9 anos.

Projeto Violeta na baixada

No Rio de Janeiro, além dos julgamentos das ações penais de casos de violência doméstica, a 9ª edição da Semana Paz em Casa contará com um debate sobre a violência contra transexuais e acompanhará a implementação do Projeto Violeta na comarca de São João do Meriti. A cidade, que fica na baixada fluminense, tem 460 mil habitantes.

O projeto Violeta visa reduzir o tempo de resposta e adoção de medidas protetivas de urgência para as mulheres vítimas de violência no estado do Rio e venceu o Prêmio Innovare, em 2014. As vítimas fazem o registro de ocorrência da violência sofrida e são encaminhadas, no mesmo momento, a um juizado para apreciação do pedido pelo magistrado e equipe multidisciplinar. A prática reduz de quatro dias para até quatro horas o tempo entre o registro do crime e a decisão do juiz sobre a medida protetiva para a mulher.

Balanço

A última edição da Semana Justiça pela Paz em Casa ocorreu em agosto, quando quase 3% dos processos de violência doméstica que tramitam na Justiça foram julgados. Segundo dados dos tribunais, atualmente há cerca de 900 mil processos relativos a casos de violência doméstica contra a mulher tramitando na Justiça brasileira.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias