Tribunais do Trabalho de MS e MT lançam cartilha sobre machismo estrutural

Você está visualizando atualmente Tribunais do Trabalho de MS e MT lançam cartilha sobre machismo estrutural
Arte: TRT23
Compartilhe

“Mulher no volante, perigo constante”, “Como uma mulher tão bonita como você está solteira?”, “Que comida boa! Já pode casar”. São frases como essas, repetidas há gerações, que ajudam a manter o patriarcado, um modelo social que coloca o homem em posição de superioridade. O tema é tratado na cartilha virtual elaborada pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 23ª Região (TRT23) e da 24ª Região (TRT24), lançada no Dia Internacional da Mulher.

Veja a cartilha no YouTube

O trabalho foi desenvolvido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão do Tribunal e o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Regional sul mato-grossense. A publicação destaca a questão da igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres que, embora garantida pela Constituição Federal, ainda é uma realidade distante e mostra alternativas que podem ajudar mudar a situação. Um exemplo é a mudança de comportamento, a começar pelo fim de piadas e outras expressões que reforçam o machismo estrutural.

De acordo com a juíza Deizimar Mendonça, titular da 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá (MT) e coordenadora do Comitê de Diversidade do TRT23, o desenvolvimento do trabalho coletivo para tratar da temática da igualdade de gênero é importante, já que a luta feminina é uma causa coletiva. “Quando a Comissão do TRT da 24ª Região nos convidou para fazer um cartilha eletrônica que tratasse sobre o machismo estrutural com vistas a divulgar os problemas e possíveis soluções a respeito da questão, nós ficamos muito felizes. E quando o material ficou pronto revelou a importância desse trabalho feito a vários mãos, pois os problemas do machismos são estruturais e envolvem todas relações sociais, por isso precisam ser combatidos dessa maneira, ou seja, atingindo as estruturas de modo a transformar essa realidade.”

A cartilha eletrônica está sendo divulgada para o sistema de Justiça, empresas, escolas e a sociedade em geral, como explica a juíza Neiva Márcia Chagas, titular da Vara da Vara do Trabalho de Nova Andradina (MS) e presidente do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT24. “O objetivo dessa publicação é promover a divulgação de temas importantes para se promover a igualdade de gênero, a fim de buscar uma conscientização e buscar a realização de uma justiça social e a promoção do desenvolvimento sustentável, que é tão apregoado na Agenda 2030 da ONU. E fazer justiça social envolve uma série de prerrogativas e hoje ainda se nega para metade da população mundial seus direitos humanos e oportunidades.”

Fonte: TRT23