Tribunais de Justiça do Ceará e da Paraíba discutem ações do Justiça 4.0

Você está visualizando atualmente Tribunais de Justiça do Ceará e da Paraíba discutem ações do Justiça 4.0
Primeiro evento do Programa Justiça 4.0 - Região Nordeste foi realizado em Alagoas. FOTO: Divulgação
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá continuidade, nesta quinta (21/10) e sexta-feira (22/10), ao evento Programa Justiça 4.0 – Região Nordeste. Participam representantes dos Tribunais de Justiça do Ceará (TJCE) e da Paraíba (TJPB). A reunião acontece no TJCE, por videoconferência.

A abertura será às 17h, com participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. O objetivo da reunião é trocar experiências sobre a implantação do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 nas unidades judiciárias e sobre o processo de integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br) e ao Codex.

A Plataforma Digital oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais. O Codex consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional