O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Portaria n. 67, de 7  de abril de 2020, para divulgar os critérios de avaliação e pontuação a serem utilizados na elaboração da terceira edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário – ano 2020. O Ranking, instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. 

Os itens sob avaliação estão distribuídos em nove temas compostos por 85 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Os tribunais e conselhos receberam, por meio de ofício, o link e a senha para acesso ao questionário eletrônico, que deveria ser respondido até  22 de maio. As informações repassadas foram analisadas pela equipe técnica do CNJ. O resultado foi divulgado em setembro.

Itens componentes do Ranking da Transparência 2020 em formato editável (excel).

Glossário

Clique aqui para acessar o resultado de todos os tribunais e conselhos.