Transformação digital da Justiça é tema de seminário nesta terça-feira (7/6)

Você está visualizando atualmente Transformação digital da Justiça é tema de seminário nesta terça-feira (7/6)
Compartilhe

O modelo de governança colaborativa da Plataforma Digital do Poder Judiciário e as iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para modernizar a Justiça serão debatidos nesta terça-feira (7/6), a partir das 13h45. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo BID, o seminário “Transformação Digital da Justiça Brasileira num contexto de Governança Colaborativa” vai reunir especialistas do exterior, magistratura e equipes de tecnologia e de gestão estratégica dos tribunais.

Veja a programação completa do seminário

A modernização da Justiça e a transformação digital na América Latina e Europa será tema de painel com Mauricio Garcia Mejia, especialista líder do BID em modernização do Estado, e Gernot Posch, CEO e-Justice e Direitos Fundamentais. Os convidados abordarão a construção de capacidades institucionais na justiça para um desenvolvimento inclusivo na América Latina, bem como o processo de transformação digital da Justiça na Europa.

Já a governança colaborativa da Plataforma Digital do Judiciário será debatida pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Alexandre Libonati e pelo diretor executivo do Instituto de Tecnologia & Sociedade de Rio de Janeiro, Fabro Steibel. Instituída em 2020 e desenvolvida no âmbito do Programa Justiça 4.0, a solução tecnológica incentiva o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, em um sistema multisserviço que permite aos órgãos a fazer adequações conforme suas necessidades e garante a unificação do trâmite processual no país.

A agenda de Justiça do BID no Brasil será apresentada pelo especialista principal em Segurança Cidadã e Justiça do Banco, Rodrigo Serrano-Berthet, e pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ Tricia Navarro Xavier Cabral, que vai detalhar a experiência dela no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Serviço

Seminário “A Transformação Digital da Justiça Brasileira num contexto de Governança Colaborativa”
Quando: terça-feira (7/6), às 13h45
Onde: auditório do CNJ em Brasília
Mais informações: https://www.cnj.jus.br/agendas/a-transformacao-digital-da-justica-brasileira-num-contexto-de-governanca-colaborativa/

Texto: Thayara Martins
Edição: Márcio Leal
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados