TO: Corregedoria lança Encontro Permanente e Prêmio Gestão Judiciária

Você está visualizando atualmente TO: Corregedoria lança Encontro Permanente e Prêmio Gestão Judiciária
Foto: TJTO
Compartilhe

Buscando a priorização do 1º Grau de jurisdição, porta de entrada do cidadão aos serviços do Judiciário, a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) instituiu como política institucional o Encontro de Juízes(as) Corregedores(as) Permanentes e a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins (Encope). Com data prevista para os dias 2 e 3 de setembro deste ano, a primeira edição do Encontro ocorrerá de forma virtual.

“Nosso objetivo é desenvolver uma gestão humana e compartilhada e isso significa estar mais próximos do 1ºGrau, juízes e servidores, que garantem o atendimento ao cidadão, uma vez que mais de 95% dos processos judiciais tramitam hoje nas comarcas. Entretanto, buscamos orientar, caminhar lado a lado, focar na gestão compartilhada, visando evitar o erro e superar os desafios. Assim, juntos, o Judiciário pretende garantir o cumprimento de sua missão de uma Justiça, célere, segura e efetiva”, afirmou a corregedora-geral do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

O Encontro permanente busca permitir a integração entre juízes e juízas corregedoras e a Corregedoria-Geral da Justiça, promovendo o debate sobre temas relevantes para a consolidação e aperfeiçoamento das atividades correcionais. Além disso, vai discutir as transformações estruturais e culturais que permitam a modernização e a efetividade da atuação do 1º Grau de jurisdição, entre outras atividades.

Prêmio Gestão Judiciária

Para valorizar as boas práticas desenvolvidas na gestão administrativa e judicial das comarcas do Tocantins, a corregedoria-geral do TJTO também instituiu o Prêmio Gestão Judiciária. A iniciativa vai identificar e disseminar ações bem sucedidas consolidadas nas comarcas e que estejam contribuindo para a modernização, rapidez e eficiência do Judiciário. As inscrições para magistratura e demais servidores e servidoras já estão abertas e seguem até o dia 30 de agosto, sendo realizadas exclusivamente via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Entre outros pontos, podem ser abordadas a atividade correcional, Pai Presente, sustentabilidade e gestão de pessoas e liderança. O Prêmio será concedido nas categorias Primeira Entrância, Segunda Entrância e Terceira Entrância, abrangendo todas as 40 comarcas do estado.

Fonte: TJTO