TJRS destaca esforço permanente de conciliação

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul abriu na manhã desta segunda-feira ((29/11) a Semana Nacional da Conciliação no estado. A Semana, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em nível nacional, vai se estender até 3/12.

 

A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do CNJ e integra o movimento Conciliar é Legal. Além de propiciar às partes a pacificação do conflito, tem como objetivo promover a substituição da cultura do litígio pela do diálogo.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Raupp Ruschel, destacou que a adesão do TJ à Semana ratifica o esforço permanente do Poder Judiciário estadual na conciliação, que é uma linha de atuação do TJRS, inserida em seu Planejamento Estratégico. Para o magistrado, é preciso uma mudança de paradigma. Antes do ajuizamento de ações, é preciso esgotar todas as possibilidades de acordo para contribuir com a paz social.

A juíza-corregedora Ana Cláudia Cachapuz da Silva Raabe, presidente da Comissão Permanente de Conciliação em 1º Grau, enfatizou o empenho do TJRS na formação de uma cultura da conciliação. Destacou que este ano, na Justiça Estadual gaúcha, foram pautadas 14,3 mil audiências de conciliação, significando um incremento de 15% no número de audiências pautadas, em comparação com a edição da Semana em 2009.

A magistrada anunciou também que o CNJ aprovou recentemente uma Resolução, que prevê a instalação de núcleos de conciliação em todos os Tribunais de Justiça. Já temos uma Central de Conciliação e, portanto, estamos mais uma vez na vanguarda, frisou a juíza.

 

 

Fonte: TJRS