TJRO recebe inspeção da Corregedoria do CNJ

Você está visualizando atualmente TJRO recebe inspeção da Corregedoria do CNJ
Foto: Arquivo
Compartilhe

O desembargador Ricardo Paes Barreto, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deu início, na manhã desta segunda-feira (30/3), aos trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Por meio de videochamada com o presidente da corte estadual, desembargador Paulo Kiyochi Mori, Barreto destacou a importância do trabalho de rotina da corregedoria nacional e a preocupação do ministro Humberto Martins em dar prosseguimento ao calendário de inspeções – programada desde agosto de 2018 -, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

“Em atenção às ações de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus, os trabalhos de inspeção nos setores administrativos, judiciais e das serventias extrajudiciais do TJRO serão realizados integralmente de forma remota, evitando aglomerações, em atenção às normas da Portaria nº 188 do Ministério da Saúde. Mas não deixaremos de cumprir o procedimento, que busca coletar dados acerca do funcionamento do tribunal, com vistas a melhorar a prestação dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário local”, afirmou Barreto.

Contato remoto

O magistrado destacou também que, para viabilizar o trabalho, serão realizadas videochamadas pelo whatsapp, além da utilização dos demais recursos disponíveis pelo aplicativo. Será realizado contato, de forma remota, com as unidades do corpo diretivo, as unidades administrativas e com as secretarias e os gabinetes de desembargadores, previamente selecionados de forma aleatória, para coleta de informações administrativas e dados estatísticos do acervo das unidades inspecionadas, incluindo as questões afetas a precatórios e às serventias extrajudiciais.

Além disso, serão realizadas análise da gestão administrativa e processual nas unidades inspecionadas; análise processual, por amostragem, do acervo das unidades inspecionadas, e verificação da governança, da gestão de TI e dos sistemas eletrônicos, judiciais e administrativos, em funcionamento no tribunal. O presidente do TJRO, desembargador Paulo Mori, agradeceu e disse que está à disposição da equipe para colaborar no que for necessário para que os trabalhos se desenvolvam com eficiência, na medida do possível.

A inspeção no TJRO segue até sexta-feira (3/4). Além do desembargador Ricardo Barreto, que coordena os trabalhos, participam os juízes auxiliares da corregedoria Miguel Ângelo Alvarenga (TRF1); Daniel Carnio Costa (TJSP); Jorsenildo Dourado do Nascimento (TJAM), Luiz Augusto Barrichello Neto (TJSP), além de sete servidores.

Agência CNJ de Notícias