TJPE vai inaugurar Arquivo da Infância e Juventude

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inaugura, na próxima quinta-feira (26/1), o Arquivo da Infância e Juventude do Poder Judiciário. O prédio receberá o nome de “Edifício Armando de Barros Figueirêdo”. O evento acontecerá, às 17h, no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), localizado na Rua Fernandes Vieira, 405, bairro da Boa Vista, e contará com a presença do presidente do TJPE, desembargador José Fernandes de Lemos, e do coordenador da Infância e Juventude, Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

O arquivo foi criado para abrigar todos os processos das varas da Infância e Juventude da Capital e também as ações de adoção e correlatas das varas da Região Metropolitana e Interior, que são remetidos inicialmente para digitalização e posterior arquivamento. “Há uma dificuldade de acesso das partes em relação à Infância. Os processos estavam amontoados e lá serão tratados e organizados, além de digitalizados posteriormente. Tudo isso vai facilitar realmente o acesso e beneficiar toda a população”, afirma o desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

Estrutura – Os processos das varas da Infância e Juventude da Capital ocupavam, antes, sete salas do Cica, o que dificultava tanto o acesso como a conservação e digitalização. O novo prédio, que abrigará aproximadamente 60.000 processos, foi construído especialmente para o Arquivo da Infância e Juventude e possui quatro áreas: uma de higienização dos processos que serão digitalizados, uma de digitalização com três máquinas próprias para essa finalidade, uma área administrativa de recebimento e encaminhamento dos processos e, por fim, a área de arquivo.

Fonte: TJPE