Tribunal pernambucano e CNJ promovem II Encontro Nacional de Memória

Você está visualizando atualmente Tribunal pernambucano e CNJ promovem II Encontro Nacional de Memória
Foto: Armando Artoni/TJPE
Compartilhe

Teve início, na terça-feira (10/5), o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento está sendo realizado, até esta sexta-feira (13/5), no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos da Escola Judicial de Pernambuco, no Recife.

O dia 10 de maio é a data em que se comemora a instalação, pelo imperador Dom João VI, do primeiro tribunal constitucional do país, a Corte de Suplicação do Brasil, ocorrida em 1808. E também é o Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos, destacou a importância de sediar um evento “crucial e grandioso” para a memória da Justiça brasileira. “Cuidar em analisar o passado é garantir que não se repitam os mesmos erros, o que possibilitará a construção de uma melhor justiça para as gerações futuras, com iguais oportunidades para todos.”

Já o decano e presidente da Comissão de Gestão e Preservação da Memória do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, afirmou que a realização do evento “dignifica a valorização da historiografia do Judiciário”. E lembrou que também celebra os 200 anos de instalação do TJPE. “O quarto tribunal mais antigo do país, iniciado em 13 de agosto de 1822.”

O diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Bandeira de Melo, ressaltou a sua alegria “em ter o privilégio de receber estudiosos e juristas para se debruçar sobre o passado da Justiça em evento de ampla magnitude”. A programação do encontro ainda teve aula magna do professor doutor Nuno Camarinhas, da Universidade Nova de Lisboa, e lançamento de nova edição do livro “Uma corte de Justiça do Império: o Tribunal da Relação de Pernambuco”, do desembargador e historiador José Ferraz Ribeiro do Valle e com apresentação do desembargador Jones Figueirêdo.

A Mesa de Honra do II Encontro ainda contou com a participação da conselheira do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário, Salise Monteiro Sanchotene; do ministro do TST, Maurício Gondim Delgado; do vice-presidente do STM, Péricles Aurélio Lima de Queiroz; do presidente do TRE-PE, desembargador André Oliveira da Silva Guimarães; do vice-presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira; do presidente do TRF5, desembargador Edilson Nobre; do desembargador Lourival Serejo, do TJMA; do presidente do TJSE, desembargador Edson Ulisses de Melo; e do juiz Carlos Alexandre Böttcher, membro do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário.

Fonte: TJPE

Reveja a abertura do evento no YouTube

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade