O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Álvaro Bourguignon, realizou nesta segunda-feira (10/8) à tarde reunião de trabalho com os desembargadores do TJES para aperfeiçoar e complementar
as medidas em execução pelo Poder Judiciário do Espírito Santo para o cumprimento da Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
A presidência elaborou um Planejamento Estratégico para agilizar o cumprimento da Meta 2 e colocou a proposta em discussão com os demais desembargadores. Na pauta da reunião, ficou definida a criação de um núcleo de apoio judicial e administrativo.
O desembargador Álvaro explicou que quanto ao núcleo judicial, deverão ser formadas Unidades Judiciais Temáticas, com agrupamentos de juízes e juizados por matérias afins para que os magistrados que estão
em situação confortável auxiliem os que estão em situação desfavorável, quanto ao julgamento de processos anteriores a 2005.
“A reunião foi muito positiva, o Tribunal de Justiça está se organizando para executar com eficiência e cobrar o cumprimento das ações da Meta 2”, explicou o presidente em exercício.
Outra iniciativa adotada pela presidência do Tribunal de Justiça foi a produção e a distribuição de etiquetas que identifiquem os processos protocolados até o ano de 2005. O material já está chegando nos Fóruns e os processos da Meta 2 já começaram a ser identificados para facilitar o trabalho dos magistrados do Espírito Santo.
O Tribunal de Justiça também está se mobilizando para a
realização da Semana da Conciliação da Meta 2, que será realizada em setembro. Ainda esta semana, a coordenação do movimento vai se reunir com os juízes para definir como será o trabalho.
O Judiciário Estadual já fez um levantamento manual de todos os processos protocolados até o ano de 2005. Na Justiça de 1º grau foram identificados cerca de 46 mil processos e na de 2º Grau foram identificados 285.
Fonte:TJES