O Tribunal de Justiça de Roraima iniciará a instalação do Processo Judiciário Digital (Projudi) nas comarcas do interior, com aplicação apenas nos processos de competência dos Juizados Especiais. A primeira comarca a receber o Sistema é a de Mucajaí, no dia 20 de janeiro.
Para o efetivo funcionamento o TJRR, através da Seção de Atendimento ao Usuário do Projudi, ministrará treinamento aos usuários da comarca (juiz, servidores, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados e eventuais partes em processos). A capacitação ocorrerá entre os dias 17 e 19, onde serão feitos a instalação e os testes. Nos dias 20 e 21, já com o sistema no ar, a equipe permanecerá para auxiliar no cadastro de processos e de partes, bem como na tramitação processual pelo meio digital.
Em seguida a equipe se deslocará para a Comarca de Alto Alegre entre os dias 24 e 28 de janeiro, onde será empregada a mesma dinâmica.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TJRR Sormany Brilhante, essa metodologia possibilitará, além do treinamento, o auxílio na resolução das dúvidas e das ocorrências no momento em que elas acontecem. “Com isso evitaremos futuros deslocamentos para resolver essas situações corriqueiras, resultando em economia para o erário”, afirmou.
Atualização – Está prevista para o dia 18 de janeiro de 2011 uma atualização no Projudi nacional para a versão 1.9.7, que de acordo com Brilhante, consiste em pequenas correções dos erros e funcionalidades inseridas na versão atual. “O visual do sistema permanece o mesmo, desta forma os usuários não sentirão quaisquer dificuldades na futura migração”.
Boa Vista/RR, 12 de janeiro de 2011.
Ascom/TJRR