Expanda os itens para ler o conteúdo.

O Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper) é uma ferramenta que agiliza a pesquisa patrimonial ao centralizar e cruzar informações de diversas bases de dados abertas e fechadas em um único local. Os resultados são exibidos na forma de grafos (que evidenciam as relações patrimoniais, societárias e financeiras entre pessoas físicas e pessoas jurídicas), painéis e tabelas.  

As informações podem ser exportadas em um relatório no formato .pdf e anexadas a um processo judicial.  

O Sniper foi desenvolvido no âmbito do Programa Justiça 4.0 – Inovação e efetividade na realização da Justiça para todos, projeto de cooperação técnica firmado entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Não há ato normativo ou regulamentação específica.  

Sim. Os tribunais que já aderiram à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) podem usar o Sniper no marketplace da PDPJ. Os magistrados já possuem acesso e cada tribunal poderá conceder acesso ao sistema para seus servidores 

Apenas tribunais já integrados à PDPJ poderão acessar o Sniper. Para consultar se seu tribunal já se integrou, consulte o Painel de monitoramento de integração dos Tribunais à Plataforma – PDPJ-Br

A ferramenta foi desenvolvida para uso exclusivo do Poder Judiciário brasileiro e seu uso deve estar relacionado a um processo judicial, a partir da decisão de quebra de sigilo.

Atualmente, o uso do Sniper é endoprocessual, direcionado apenas a servidoras, servidores, magistradas e magistrados do Poder Judiciário. Integrações e utilizações via Acordo de Cooperação Técnica poderão ser discutidas futuramente. 

  • Basta acessar o marketplace da PDPJ  http://marketplace.pdpj.jus.br/ com seu login único da Plataforma Digital do Poder Judiciário ou suas credenciais Gov.br (níveis prata ou ouro).  
  • O Sniper será exibido na tela inicial para os usuários autorizados. Clique no cartão para ser redirecionado ao Sniper.  

O acesso é disponibilizado a servidores e magistrados que estão aptos a acessar o sistema, mediante autenticação na PDPJ-Br e aceite prévio do termo de compromisso e responsabilidade do usuário.