Sustentabilidade: Sergipe instala 1º fórum abastecido por energia solar

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) instalou no Fórum Dr. Martinho Garcez, no município de Campo do Brito, a 65 km de Aracaju, uma usina de energia solar fotovoltaica. O prédio passa ser o primeiro do TJSE e um dos primeiros do país a operar com fonte de energia renovável.

O Chefe do Departamento de Obras, Sérgio Augusto Silveira Oliveira, destacou que a utilização de painéis solares é um dos objetivos do atual Presidente do TJSE, Desembargador Cezário Siqueira Neto, para aliar a necessidade de racionalização de recursos com a preocupação com o meio ambiente.
“O projeto nasceu dessa necessidade de economia e resolvemos seguir à tendência mundial de se utilizar a energia renovável. Como padrão, o TJ de Sergipe decidiu pela energia solar”, ressaltou. Com a usina fotovoltaica, deixarão de ser emitidos 2.260 kg de carbono por ano ao meio ambiente, o que é equivale ao plantio de mais de 350 árvores em 20 anos.
O sistema foi instalado no telhado do Fórum, que tem uma área construída de 1.051,67 m². Os painéis solares têm capacidade de gerar energia suficiente para todo o consumo do prédio e ainda gerar um acúmulo para ser direcionado à rede da distribuidora de energia, que reverterá em descontos para o Judiciário sergipano.
Segundo o engenheiro eletricista do TJSE, Daniel Floresta, atualmente “o Fórum Dr. Martinho Garcez consome uma média mensal de 2 mil quilowatts de energia e o projeto tem capacidade de produção de uma média de 4 mil quilowatts. Os 2 mil quilowatts excedentes se transformarão em economia nas contas energéticas”, explicou.
A Juíza Daniela Valdívia, que responde interinamente pelo Fórum, ressaltou a importância do projeto pioneiro, que está em funcionamento há um mês. “É uma honra muito grande para Comarca de Campo do Brito sediar a primeira locação desse projeto que tem um olhar especial para o meio ambiente e também tem gerado economia para o Tribunal, que traz o que há de mais moderno para o nosso Fórum”, finalizou a magistrada.
O TJSE vai expandir o aproveitamento de energia solar para outras unidades. “Nós já temos programação para instalar também nos Fóruns de Cedro de São João, Carira, Carmópolis e Indiaroba”, anunciou Sérgio Augusto.

Fonte: TJSE