O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará dia 11 de janeiro de 2012, às 8h30, a sessão pública para o sorteio da ordem de arguição dos candidatos aprovados para a próxima fase do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Mato Grosso. A decisão do presidente da comissão do certame, desembargador Luiz Ferreira da Silva, consta do Edital nº 21/2011/GSCP, disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) da última sexta-feira (23/12). Confira aqui o edital, disponível no endereço http://sistemadje.tjmt.jus.br/publicacoes/8716-2011.pdf .
Conforme informações do TJMT, os participantes serão submetidos à prova oral nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro, em conformidade com o que disciplina o item 11.2.3 do Edital n. 001/2009/GSCP, de 15 de setembro de 2009. Consta ainda da publicação que os pontos dos programas das disciplinas a serem arguidos na prova oral serão sorteados com 24 horas de antecedência da data da prova.
De acordo com reunião da comissão responsável pelo concurso no último dia 7 de dezembro, os candidatos que participarão da prova oral serão divididos em cinco grupos. No dia 23 de janeiro (segunda-feira) um grupo convocado vem para o sorteio dos pontos (matérias). A prova será realizada 24 horas depois. O procedimento se repetirá ao longo da semana.
Provas – Na terça-feira (24/01) e quarta-feira (25/01), as provas serão realizadas apenas no período da tarde, com grupos de até sete candidatos, pelo fato de os desembargadores terem sessões de câmaras pela manhã. Na quinta-feira (2/01), sexta-feira (27/01) e sábado (28/01), as provas ocorrerão de manhã e à tarde. O conteúdo específico da prova será publicado com no mínimo cinco dias de antecedência.
Cada candidato terá no máximo 15 minutos para responder a cada indagação. A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, consiste na arguição do candidato pelos membros da Comissão do Concurso em todas as áreas de conhecimento previstas para a prova objetiva, além de noções gerais de direito e formação humanística. A avaliação será focada no domínio do conhecimento jurídico, adequação da linguagem, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação e uso correto do vernáculo.
A quinta etapa consiste no Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura, que tem caráter eliminatório. A sexta e última etapa corresponde à avaliação de títulos. Todos os detalhes referentes ao concurso estão disponíveis no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) nº 8178, publicado em 16 de setembro de 2009. O concurso público selecionará 43 juízes substitutos para o Judiciário Estadual.
Do TJMT