Sistema simplifica linguagem na consulta de processos trabalhistas em AM e RR

Você está visualizando atualmente Sistema simplifica linguagem na consulta de processos trabalhistas em AM e RR
Foto: Renard Batista/TRT11
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) disponibilizou sistema que apresenta a conversão de leitura sobre a tramitação dos processos trabalhistas para uma linguagem mais acessível, por meio da tradução de termos técnicos e jurídicos de difícil compreensão. É o Consulta Cidadão, mecanismo que busca traduzir o “juridiquês” do painel de tramitação processual, sanando rapidamente dúvidas durante a consulta ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O desenvolvimento da solução é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em uma parceria entre Tribunais Regionais do Trabalho da 8ª Região (TRT8), 12ª Região (TRT12) e 23ª Região (TRT23). O CSJT é responsável tanto pela gestão quanto pela distribuição aos TRTs.

A iniciativa estimula uma nova forma de pensar a consulta processual do PJe, com identificação intuitiva da fase do processo trabalhista e apresentação de informações relevantes em linguagem fácil, que evitem telefonemas ou comparecimentos à Vara do Trabalho pelas partes do processo para tirar dúvidas que podem ser facilmente sanadas com o Consulta Cidadão.

Fonte: TRT11

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade