Registro eletrônico de imóveis contribuirá para melhoria do ambiente de negócios

Você está visualizando atualmente Registro eletrônico de imóveis contribuirá para melhoria do ambiente de negócios
Lançamento do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) -Corregedora Nacioanl de Justiça, Maria Thereza Assis de Moura, Flausilino Araújo dos Santos, Paulo Velten e Flaviano Galhardo - Foto: G.Dettmar/Ag.CNJ
Compartilhe

Em iniciativa que contribui para a melhoria da economia e do ambiente de negócios no país, a Corregedoria Nacional de Justiça lançou nesta terça-feira (21/9) o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC). Ele vai interligar cerca de 3,5 mil cartórios de registro de imóveis, permitindo rapidez e segurança jurídica às transações vinculadas a imóveis e agilidade a atos da Justiça, como arresto, sequestro e penhoras on-line de bens imóveis de origem ilícita e de apoio aos serviços extrajudiciais.

Segundo a corregedora nacional de justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o SAEC vai aprimorar a integração de diferentes pessoas envolvidas. “É um importante passo que está sendo dado, viabilizando o atendimento de relevantes demandas a todos os que dependem do registro imobiliário eletrônico. Parece um sonho, um sonho que se torna realidade a partir de hoje.”

A ferramenta de atendimento dos serviços de registros de imóveis pela internet – regulamentada pelo Provimento n. 89/2019 da Corregedoria Nacional –  foi implementada pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), ao qual estão vinculados todos os oficiais de registro de imóveis do país. O início de operação do SAEC é uma das etapas do projeto de implementação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), implantando pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2019, em cumprimento à Lei 13.465/2017, que trata da regularização fundiária urbana e rural.

A solução traz 15 módulos, como o cadastro de imóveis, matrícula on-line, pesquisa de bens, certidão digital, regularização fundiária e acompanhamento registral. Os serviços eletrônicos remotos serão utilizados tanto por tribunais de justiça, cartórios de registro e órgãos públicos como pelas demais partes envolvidas nesses atos – agentes financeiros, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, representantes legais, corretores, corretoras e pessoas compradoras e vendedoras.

O SAEC passa a integrar uma plataforma com um conjunto de soluções envolvendo imóveis, entre os quais a Central de Indisponibilidade de Bens (com mais de 34 milhões de acessos), a Penhora On-line (com mais de 5 mil penhoras eletrônicas efetivas) e o Ofício Eletrônico, que atende a administração pública – com mais de 1 bilhão de pesquisas.

“Esse é o esforço de muitas mãos e muitos cérebros envolvidos no projeto do registro eletrônico de imóveis”, afirmou o presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flauzilino Araújo dos Santos. Segundo ele, a atuação da Corregedoria Nacional de Justiça na fixação de normas e diretrizes para a organização e o funcionamento do ONR foi decisiva para a implementação do novo serviço.

Ambiente de negócios

Estudos do Banco Mundial informam que os bens imóveis constituem importante lastro das economias democráticas, representando aproximadamente 75% do patrimônio dos países. Citando dados do Banco Central, o presidente do Conselho Deliberativo do ONR, Flaviano Galhardo, informou que o Brasil possui em geral propriedades imobiliárias que superam R$ 13 trilhões e um sistema de registro com reconhecimento internacional em termos de segurança.

Da perspectiva do Sistema de Justiça, o SAEC é uma etapa a mais na trajetória de modernização do Judiciário, que tem deixado para trás um modo de atuação analógico e físico e atuando intensamente em meio digital e remoto. Esse foi o ponto destacado pelo presidente do Encontro do Colégio de Corregedores Gerais de Justiça dos Estados e do DF (Encoge), desembargador Paulo Velten. “O Judiciário de forma rápida e competente, e orientado pelo CNJ, conseguiu realizar, em período muito curto de poucos meses, logo no início da pandemia, o atendimento por meio remoto de audiências e sessões por videoconferência.”

Já o supervisor da Coordenadoria de Gestão dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria Nacional de Justiça, desembargador Marcelo Martins Berthe, afirmou que a entrada em funcionamento do novo serviço permitirá outras entregas relacionadas ao setor imobiliário, que vão contribuir para o desenvolvimento econômico. Ele avaliou que a atuação da Corregedoria na regulamentação do fundo para custeio do ONR e na montagem e implementação do registro eletrônico tem sido determinante no processo de modernização do registro de imóveis. “Para mim é uma alegria enorme, olhando para trás vejo o quanto foi difícil, mas o quanto é gratificante chegar a este momento e entregar ao Brasil esse primeiro passo: a primavera do registro de imóveis eletrônico no país.”

O SAEC fornecerá ainda indicadores e dados estatísticos sobre a operação dos registradores, informações úteis para o acompanhamento da eficiência das serventias de registro de imóveis, bem como para permitir o acompanhamento da eficiência das serventias de registro de imóveis por meio de indicadores próprios e dados estatísticos sobre a operação desses cartórios. A ferramenta também contribuirá para a realização de inspeções remotas das serventias, em apoio às atividades das Corregedorias Gerais de Justiça e da Corregedoria Nacional de Justiça.

Luciana Otoni
Agência CNJ de Notícias

Reveja a cerimônia no canal do CNJ no YouTube

Veja mais fotos no Flickr do CNJ
21 09 2021 Lançamento do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI)