Portuguese PT English EN Spanish ES
Seminário Internacional celebra os 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil
Seminário Internacional celebra os 80 anos da Justiça do Trabalho no Brasil
Arte: TST
Compartilhe

Desde sua criação, em 1941, desafios, avanços e transformações marcaram a trajetória da Justiça do Trabalho. Para celebrar esse marco histórico, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promove, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o “Seminário Internacional 80 anos da Justiça do Trabalho”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 4 de fevereiro.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministra do TST Rosa Weber fará a conferência de abertura, com o tema “De juíza do trabalho ao STF: percursos históricos do Direito do Trabalho”. Para encerrar a manhã do primeiro dia, a presidente do TST e do CSJT, ministra Maria Cristina Peduzzi, apresenta, em uma palestra, os desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho durante a pandemia da Covid-19.

No período da tarde, o ministro do TST Mauricio Godinho Delgado fala sobre a “História e memória da Justiça do Trabalho no Brasil”, seguido pela palestra “O direito fundamental da greve e os seus limites”, ministrada pelo professor Carlos Branco de Morais, catedrático em Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ao final do primeiro dia de evento, o senador Antonio Anastasia abordará “O Protagonismo da Justiça do Trabalho na construção da cidadania”.

A advogada e consultora jurídica Vólia Bomfim inicia a programação do segundo dia, com a palestra “A Justiça do Trabalho e a segurança jurídica: uma retrospectiva histórica”, conectando os participantes à palestra seguinte, “Justiça do Trabalho e preceitos constitucionais” com a ministra do STF Cármen Lúcia. Já o advogado-geral da União, Bruno Bianco, discorrerá sobre as transformações do Direito do Trabalho no mundo ocidental nas últimas décadas.

Entre palestras que encerram o evento na terça-feira, “A Justiça do Trabalho como instrumento para institucionalizar a justiça social”, ministrada pelo subprocurador-geral do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto, será a primeira do período vespertino, seguida pela palestra do desembargador Marcello Mancilha, presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), cujo tema é “A importância dos TRTs e a unificação da logomarca e demais símbolos compartilhados pela Justiça do Trabalho”.

Para finalizar a programação, o ex-presidente e ministro aposentado do TST Vantuil Abdala realiza a palestra de encerramento intitulada “80 anos da Justiça do Trabalho: retrospectiva e desafios para o futuro”. O formato de realização do evento deverá ser confirmado nos próximos dias, considerando a excepcionalidade imposta pelo cenário epidemiológico atual relacionado à Covid-19.

Fonte: CSJT

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

A
Fechar Menu