Semana de Conciliação tem mais de 4.100 processos solucionados

Compartilhe

Conforme estava previsto na programação deste ano, as audiências agendadas para a Semana Nacional de Conciliação tiveram prosseguimento no último fim de semana. Até as 12h deste domingo (11/11), o Estado do Ceará havia realizado 9.893 sessões e obtido 4.108 acordos, o que representa 41,52% de êxito com o evento.

“Estamos muito felizes com a adesão dos juízes, promotores, defensores e, principalmente, dos jurisdicionados, que atenderam ao nosso convite e vieram buscar a conciliação”, afirmou a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O órgão é responsável pela Semana Nacional de Conciliação no âmbito estadual, juntamente com a Corregedoria Geral da Justiça.

Na manhã de domingo, a desembargadora visitou o Fórum Clóvis Beviláqua para acompanhar o andamento das audiências. Ela estava acompanhada da juíza Helga Medved, coordenadora do Núcleo. Um dos casos solucionados foi o de M.M.S., que entrou na Justiça buscando a pensão alimentícia da filha, de 15 anos. Já a cabeleireira M.M.M.L. obteve êxito em ação envolvendo a guarda do filho. “Como minha audiência foi no domingo, eu pude comparecer, já que trabalho no sábado. Estou muito feliz, pois consegui resolver o problema da visita do meu filho”.

A Semana Nacional de Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais, teve início no último dia 7 e segue até a próxima quarta-feira (14/11).

Interior – As unidades judiciárias do Interior também estão empenhadas na força-tarefa. O Juizado Especial de Iguatu realizou até o momento 441 audiências, das quais 213 terminaram em consenso (índice de 48,30%). A 2ª Vara Cível de Caucaia promoveu 132 sessões conciliatórias e obteve 76 acordos (57,58% de êxito). Já a 1ª Vara realizou 88 audiências que resultaram em 66 acordos (75%). A 2ª Vara de Morada Nova e as Varas Únicas de Milhã, São Luís do Curu, Capistrano e Pereiro obtiveram conciliação em todas as audiências realizadas.
 
Do TJCE