Semana da Conciliação no AM tem mais de 8,6 mil audiências realizadas

Você está visualizando atualmente Semana da Conciliação no AM tem mais de 8,6 mil audiências realizadas
Foto: Raphael Alves/TJAM
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou 8.625 audiências e atendeu 19.194 pessoas durante a 16ª edição da Semana Nacional da Conciliação. O evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais, neste ano ocorreu entre os dias 8 e 12 de novembro.

As estatísticas de atendimento do mutirão de audiências foram apresentadas pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, que esteve à frente da coordenação regional da atividade. Ainda foram firmados 2.583 acordos conciliatórios e, em valores financeiros, R$ 9,7 milhões foram homologados.

Nélia Caminha fez uma avaliação positiva das ações realizadas no período. “As estatísticas de atendimento demonstram que nossos objetivos foram alcançados e que, mesmo com as limitações ocasionadas pela pandemia, conseguimos atender mais de 19 mil pessoas e realizar mais de 8 mil audiências no espaço de uma semana. Ao divulgarmos esse balanço à sociedade, gostaríamos de agradecer às pessoas que compareceram às audiências com a intenção de conciliar suas demandas e, da mesma forma, gostaríamos de enaltecer o empenho dos magistrados, servidores, serventuários, estagiários e colaboradores da capital e do interior que atuaram nesta edição da campanha mobilizada com muita sabedoria pelo CNJ.”

De acordo com o balanço estatístico da semana de mobilização, 74,7% das audiências agendadas foram efetivamente realizadas, o que, segundo o órgão, denota o grau de interesse das partes em conciliar e a efetividade dos recursos tecnológicos implementados e disponibilizados pelo TJAM. Em prevenção à Covid-19, as audiências foram realizadas, preferencialmente, por videoconferência e por meio de outras tecnologias.

Presidindo o Sistema Permanente de Mediação e Conflitos do TJMA, o desembargador Délcio Luís Santos frisou a importância da conciliação como método eficiente para favorecer a conclusão de conflitos. “A conciliação favorece a paz social, pacificando as partes processuais e evitando que elas (as partes) saiam de um processo litigioso ainda com alguma rusga ou problema, presumindo que, se houve acordo, elas deixam o processo satisfeitas. Dessa forma, a conciliação resolve não somente o processo, mas contribui para a resolução de um problema.”

Solenidade

Para marcar a conclusão dos trabalhos da edição deste ano da Semana Nacional da Conciliação, o TJAM, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, realizou a entrega de certificados a magistrados e magistradas que conduziram a execução do evento em suas respectivas áreas de atuação, sendo estes, extensivos às equipes.

Os certificados foram entregues para: desembargador Délcio Luís Santos (presidente do Sispemec); Marcelo Costa Vieira (juiz coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais na SNC 2021); Andréa Jane Silva de Medeiros (juíza coordenadora das Varas Criminais na SNC 2021); Odílio Pereira (juiz coordenador das Varas de Família na SNC 2021); Gildo Alves de Carvalho (juiz coordenador do Cejusc-Família na SNC 2021); Ronnie Frank Torres Stone (juiz coordenador das Varas da Fazenda Pública na SNC 2021); Saulo Góes Pinto (juiz coordenador das Varas das Comarcas do interior na SNC 2021) e Roberto Santos Taketomi (juiz coordenador do Cejusc-Cível, representado na solenidade pela diretora do Cejusc/Cível, Geórgia Corrêa).

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos