Selo que reconhece uso da linguagem simples será concedido a 47 órgãos do Judiciário

Você está visualizando atualmente Selo que reconhece uso da linguagem simples será concedido a 47 órgãos do Judiciário

Um total de 47 órgãos da Justiça brasileira receberá o Selo Linguagem Simples 2025. A certificação a ser concedida reconhece os esforços dos integrantes do Judiciário em aplicar linguagem direta e compreensível em seus comunicados, especialmente em decisões judiciais.  

Confira a classificação dos vencedores  

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o selo é entregue pelo segundo ano consecutivo a todos os inscritos que atingiram pontuação igual ou superior a 210 pontos, de um máximo de 350 possíveis, conforme orientado na Portaria CNJ n. 212/2025. 

As iniciativas participantes foram avaliadas por seis jurados, entre especialistas em linguística, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, responsável pelo setor de acessibilidade e inclusão (DGE), pessoa com deficiência ou especialista em acessibilidade e integrantes do Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário. 

A certificação será entregue a 17 tribunais de justiça, 13 tribunais do trabalho, 10 tribunais eleitorais, três tribunais federais e dois tribunais militares. Também atingiram pontuação para receber o selo o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF). 

As informações sobre a cerimônia de concessão do selo serão divulgadas em breve. O resultado com as notas individuais de cada inscrito pode ser solicitado ao gabinete da coordenadora da Comissão de Comunicação do Poder Judiciário, conselheira Daiane Lira, pelo e-mail: gab.daianelira@cnj.jus.br . 

Texto: Margareth Lourenço 
Edição: Thaís Cieglinski 
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias