O Gabinete da Secretaria de Estratégia e Projetos (GSEP) é responsável pela coordenação administrativa e pelo apoio técnico direto ao(à) Secretário(a) de Estratégia e Projetos, assegurando a integração entre as unidades vinculadas à Secretaria e o alinhamento das ações com as diretrizes da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sua estrutura e seu funcionamento estão definidos na Portaria da Presidência do CNJ n. 326 de 29 de setembro de 2025, que instituiu a nova estrutura orgânica do Conselho, consolidando a SEP como unidade estratégica de assessoramento e gestão de programas, projetos e políticas institucionais.

Outras unidades da SEP

Coordenadoria de Gestão de Projetos e de Instrumentos de Cooperação (Copi)

A Copi tem por finalidade planejar, coordenar e monitorar os projetos estratégicos sob a responsabilidade da SEP, promovendo metodologias de gestão e de acompanhamento de resultados.

Entre suas atribuições estão:

  • Elaborar e gerenciar o portfólio de projetos institucionais do CNJ;
  • Desenvolver e padronizar metodologias e ferramentas de gestão de projetos;
  • Apoiar tecnicamente a celebração, a tramitação e a execução de instrumentos de cooperação técnica, os convênios e as parcerias do CNJ;
  • Consolidar informações e relatórios sobre os projetos e instrumentos de cooperação em andamento.

A Copi atua como ponto focal de integração entre o CNJ e os órgãos do Poder Judiciário, fortalecendo a governança e a transparência dos projetos estratégicos nacionais.

Coordenadoria Administrativa e de Gestão Negocial de Sistemas (Coan)

A Coan é responsável pela gestão administrativa e pela governança dos sistemas informatizados e das soluções tecnológicas utilizados nas ações estratégicas da SEP.

Compete à unidade:

  • Coordenar a implantação, a atualização e a integração de sistemas relacionados aos programas e projetos sob a gestão da SEP;
  • Acompanhar a execução administrativa e orçamentária das iniciativas da Secretaria;
  • Assegurar a conformidade dos processos com as políticas de segurança da informação, integridade e transformação digital do CNJ;
  • Propor aperfeiçoamentos nos fluxos de trabalho e processos internos, de modo a garantir eficiência e rastreabilidade nas ações da Secretaria.

A Coan exerce papel essencial na gestão negocial e operacional dos sistemas e plataformas associados aos programas estruturantes conduzidos pela SEP.

Núcleo do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods/CNJ)

O Liods/CNJ, consolidado pela Resolução CNJ n. 395, de 7 de junho de 2021, e suas atualizações, é o laboratório institucional de inovação e sustentabilidade do Poder Judiciário.

Vinculado ao Gabinete da SEP, o núcleo tem como objetivo fomentar a cultura de inovação, colaboração e aprendizado contínuo, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Saiba mais sobre o LIODS/CNJ