SE: Revista da Justiça Eleitoral destaca mudanças em seções eleitorais e voto indígena

Você está visualizando atualmente SE: Revista da Justiça Eleitoral destaca mudanças em seções eleitorais e voto indígena
Foto: TRE-SE
Compartilhe

A matéria de capa da edição de outubro de 2020 do informativo PLENARIUM, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), se refere às mudanças de seções eleitorais: 909 seções foram extintas no estado; e 186.693 eleitores votarão em outras seções, no mesmo local de votação.

A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor baixe o aplicativo e-Título para consultar o seu local de votação e o número da respectiva seção. O aplicativo permite, inclusive, a integração com o Waze e o Google Maps.

A primeira matéria especial evidencia que 294 eleitores índios, do Povoado Ilha de São Pedro, inscritos na 133ª seção eleitoral, município de Porto da Folha (18ª ZE), votarão nas Eleições 2020. Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. Segundo o Cartório Eleitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passadas e pela voluntariedade em trabalhar nas eleições.

A segunda matéria especial destaca que o Aplicativo Pardal, que é gratuito para ser usado em smartphonestablets e que a cada eleição, está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. A ferramenta possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate a irregularidades.

A publicação ainda traz conteúdos sobre a Comissão de Respeito à Diversidade e Enfrentamento à Vulnerabilidade: entrevista com Alice Pagan sobre transgenerização; TRE-SE promove Seminário para Jornalistas com foco nas eleições; Plano de Segurança das Eleições foi apresentado aos Juízes Eleitorais; Central de Libras; TRE-SE retoma os julgamentos presenciais.

E a seção Memória Eleitoral destaca o primeiro modelo de título eleitoral, confeccionado ainda nos tempos do império. O instrumento se consolidou pelo Decreto 3.029, de 1880, conhecido como Lei Saraiva.

Acesse a Revista PLENARIUM

Fonte: TRE-SE