RR: Mais um Posto Avançado do Projeto Justiça Cidadã é inaugurado

Você está visualizando atualmente RR: Mais um Posto Avançado do Projeto Justiça Cidadã é inaugurado
Tribunal instala mais um posto avançado do Justiça Cidadã em parceria com as prefeituras. Foto: TJRR
Compartilhe

Foi inaugurado na sexta-feira (25/3), no município de Uiramutã (RR), localizado no extremo norte do Brasil, mais um Posto Avançado do Projeto Justiça Cidadã, programa desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Extensão do Judiciário local, a unidade disponibiliza à população da cidade todos os serviços da Justiça. Em menos de um ano, o TJRR já instalou quatro postos avançados em localidades que não são sedes de comarcas.

O posto funciona com estrutura física e tecnológica localizada no Centro de Referência da Assistência Social, na rua Ceci Mota, no Centro da cidade. Durante a cerimônia de inauguração, o juiz auxiliar da Presidência do TJRR Bruno Costa enfatizou que, com a instalação do Posto, a população de Uiramutã terá amplitude de atendimento. “Ele diminui distâncias, cidadãos e cidadãs poderão fazer suas reclamações, verificar o andamento processual, participar de audiências, todos os serviços disponíveis no Judiciário de Roraima.”

O prefeito da cidade, Benísio Sousa, contou que as dificuldades de acesso aos serviços da Justiça e cidadania foram superadas com a instalação da unidade. “Hoje eu digo que estamos resolvendo a situação judicial.”

O juiz Cleber Gonçalves, titular da comarca de Pacaraima, reforçou a relevância do Projeto Justiça Cidadã. “De fato, o Poder Judiciário se faz presente na comunidade local. O mais importante disso tudo é a inclusão social que o Judiciário de Roraima está promovendo.”

A assistente social Raquel Abade, que é moradora de Uiramutã, afirmou que a instalação do posto é uma grande conquista. “Todas as demandas que tentávamos resolver, tínhamos que nos dirigir a Pacaraima ou a Boa Vista, e agora com o posto vai facilitar a nossa vida.”

Justiça Cidadã

O primeiro local a receber a ação, em agosto de 2021, foi a Terra Indígena Wamiri-Atroari, onde foi inaugurada o primeiro Posto Avançado de Atendimento do Judiciário em Terra indígena. No início de março deste ano, mais dois Postos Avançados foram instalados nos municípios de Iracema e Normandia. As unidades são instaladas em municípios onde não existem comarcas do Tribunal de Justiça para facilitar o acesso da comunidade aos serviços do Judiciário e parceiros.

Fonte: TJRR

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais