Robô automatiza relatórios orçamentários na Justiça Federal

Você está visualizando atualmente Robô automatiza relatórios orçamentários na Justiça Federal
Ferramenta que automatiza relatórios orçamentários foi apresentada em dezembro pela Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro do TRF1 (Secor/TRF1). FOTO: TRF1
Compartilhe

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) automatiza tarefas repetitivas e aumenta a eficiência na publicação de informações alusivas à gestão orçamentária e financeira, aos quadros de pessoal e respectivas estruturas remuneratórias do órgão. O robô está sendo desenvolvido em parceria com a equipe da SicoloS, empresa que presta serviço para a Microsoft, e, em dezembro, foi apresentada a Prova de Conceito (POC) da ferramenta.

Neste primeiro momento, o robô da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor/TRF1) está sendo utilizado para elaborar os relatórios mensais que são publicados no Site do TRF em Transparência em cumprimento aos anexos I e II da Resolução 102/2009 do CNJ, que dispõe sobre a regulamentação da publicação dessas informações por tribunais e conselhos.

Para o diretor da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor/TRF1), Adelson Vieira Torres, a implementação do robô na área administrativa vai alavancar os trabalhos. “Para publicar esses relatórios, esse processo de trabalho geralmente dura mais uma tarde inteira, para processar e fazer toda essa publicação, pois ela envolve vários dados dos sistemas do Orçamento. Além de otimizar o trabalho de um servidor, nos ajuda a não perder o prazo do CNJ”, disse.

O servidor da Secin Bruno Azevedo Vilela acompanhou o desenvolvimento de todo o projeto e ficou satisfeito com o resultado. “A experiência foi muito boa. Ficamos satisfeitos com o resultado. Ele (o robô) já está funcionando e já fez a publicação dos relatórios, ou seja, quatro meses seguidos gerando esses relatórios. O objetivo é que a informática gere valor para as áreas fins e ajude o tribunal, como um todo, a fazer seu trabalho com excelência e ajudar a amenizar a sobrecarga dos servidores”, frisou.

Durante a reunião foi apresentado o funcionamento do robô utilizando o sistema do TRF1 denominado e-Orçamento com dados oriundos do Tesouro Gerencial. A ideia é que o projeto seja expandido para toda a Primeira Região visando automatizar tarefas e customizar fluxos de atividades pontuais por meio de robôs.

O diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, participou da apresentação do projeto e parabenizou a iniciativa de toda equipe. “Parabéns para toda equipe pelo sistema. Uma conclusão satisfatória, como foi a de vocês, é que a gente deve expandir esse modelo para as demais secretarias. Os secretários que estão presentes devem, sim, verificar seus processos de trabalho e aqueles que demandam rotinas repetitivas. Um robô desse é a solução.”, finalizou.

Participaram ainda da reunião a juíza federal em auxílio à Corregedoria Regional do TRF1, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, a diretora da Divisão de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Dipla), Nádia Barbosa, a diretora da Divisão de Programação Orçamentária (Dipor), Silvânia Renata Almeida Sereno de Sousa, o diretor da Secretaria de Gestão Administrativa (SecGA) do Tribunal, Agamenon dos Santos Torres, a diretora da Secretaria de Auditoria Interna (Secau), Marília André da Silva Meneses Graça, o diretor da Asfaj, Sérgio Faria Lemos da Fonseca Neto, o diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis), Leandro Vilar, Márcio Cossari da empresa Sicolos.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão orçamentária e financeira