RJ: Tribunal implanta solução para agilizar pagamento de créditos trabalhistas

Você está visualizando atualmente RJ: Tribunal implanta solução para agilizar pagamento de créditos trabalhistas
Foto: TRT1
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), com jurisdição no Rio de Janeiro, anunciou que as varas do trabalho da capital já estão expedindo ordens de pagamento junto à Caixa Econômica Federal por meio do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF). A ferramenta do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) permite a integração de operações financeiras entre a Justiça e instituições bancárias.

O SIF é uma alternativa ao tradicional alvará, que transfere os valores a serem recebidos diretamente para a conta do beneficiário. Além de mais ágil, o novo sistema é mais seguro e evita que os beneficiários se desloquem até uma agência da Caixa Econômica e enfrentem fila para receber seu pagamento.

O sistema foi testado durante cerca de 15 dias por sete varas do trabalho piloto: seis da capital e uma fora da capital. Durante esse período, de acordo com o TRT1, foram expedidas quase 700 ordens de pagamento e integradas mais de 50 mil contas da Caixa Econômica ao sistema.

Neste primeiro momento, o SIF permite a integração de operações financeiras apenas com a Caixa. Porém, em versão futura, haverá a integração também com o Banco do Brasil. Ainda não há previsão de quando será expandido para as varas do trabalho localizadas fora da capital.

Outra funcionalidade do sistema é a geração de boletos (emitidos diretamente pela tela de login do PJe, no menu superior direito), além de controle de saldos e extratos. Outras informações podem ser obtidas no manual do SIF.

Fonte: TRT1