Revista CNJ recebe artigos para 5ª edição

Você está visualizando atualmente Revista CNJ recebe artigos para 5ª edição
Compartilhe

Direitos humanos, meio ambiente, segurança jurídica, combate à corrupção e ao crime organizado, incentivo ao acesso à justiça digital e a uniformização e melhor capacitação dos magistrados e servidores são os temas dos artigos a serem publicados na 5ª edição da Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os interessados em submeter textos à seleção têm até 18 de abril para propor textos inéditos. A previsão é que a nova edição da publicação esteja disponível no Portal do CNJ no dia 29 de junho. As edições anteriores podem ser consultadas aqui.

O Edital de Chamamento estabelece que cada interessado poderá inscrever apenas um artigo. São aceitos trabalhos com autoria compartilhada por até três autores, sendo que pelo menos um deles deve possuir mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Os textos devem ser inéditos no Brasil e não podem estar pendentes de publicação em outros veículos impressos ou eletrônicos. Após a publicação na e-Revista CNJ, os artigos poderão ser reproduzidos em outros meios, desde que citada a publicação original como fonte.

Interessados em submeter trabalhos para publicação deverão acessar o endereço eletrônico da Revista, efetuar o cadastro e enviar o material eletronicamente pelo link disponilizado no próprio sistema. Os autores não poderão apresentar mais de um artigo no presente chamamento. Produções que utilizarem informações de bases de dados de acesso público do CNJ terão preferência na seleção.

A definição dos artigos é realizada pelo Conselho Editorial da Revista mediante análise dos pareceres técnicos. Os proponentes devem acompanhar o processo de submissão por meio do sistema da Revista. Informações sobre o andamento do processo de análise editorial poderão ser obtidas junto à coordenação da publicação pelo e-mail revistacnj@cnj.jus.br, assunto: Informações sobre análise de matéria da revista.

Com veiculação semestral, a e-Revista do CNJ foi criada com o objetivo de promover a disseminação de trabalhos acadêmicos que tenham por objeto o Poder Judiciário ou a prestação dos serviços jurisdicionais no Brasil. Criada em 2015 e editada segundo requisitos exigidos pelo sistema Qualis-Periódicos – gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a publicação também se dedica a difundir alguns dos principais julgados do Plenário do CNJ.

A produção da e-Revista é coordenada pela Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, cujo titular, Marcus Livio Gomes, é o editor-chefe da publicação. A organização está sob a responsabilidade do Departamento de Pesquisas Judiciárias. Todos os artigos enviados para apreciação são analisados tecnicamente por pareceristas anônimos, com doutorado na área e indicados pelo Conselho Editorial da publicação.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias