Registre-se!: Justiça Federal de SP atende 1.998 pessoas em cinco dias

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Atendimento realizado durante Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” em São Paulo (Foto: Acom/TRF3)
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A primeira Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!” realizou, de 8 a 12 de maio, aproximadamente dois mil atendimentos direcionados à identificação civil da população socialmente vulnerável, no estado de São Paulo. Em cinco dias, foram atendidas 998 pessoas na capital e 1.000 em Sorocaba.

A iniciativa dirigiu-se ao atendimento da população em situação de rua, considerada um grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, a falta de moradia e os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Idealizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, no estado de São Paulo, a organização do evento ficou a cargo da Corregedoria Regional da Justiça Federal da 3ª Região, com apoio da Presidência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), e da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

A presidente do TRF3 Marisa Santos destacou a contribuição da justiça para o acesso a direitos de pessoas em condição vulnerável. “É uma mobilização nacional e isso mostra que o Poder Judiciário está se organizando para atender a população que realmente precisa. Que essas ações se multipliquem”, frisou.

Para o corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal David Diniz Dantas, “os resultados alcançados foram muito satisfatórios, com relação ao número de atendimento, à qualidade dos serviços prestados e ao estabelecimento de parcerias com as instituições que participaram do evento”.

Durante a ação, foram oferecidos serviços de emissão de certidão de nascimento e de casamento; agendamento de RG; CTPS digital; inscrição e segunda via de CPF; alistamento militar e eleitoral; segunda via de certificado de reservista e de título de eleitor; CNIS; CadÚnico; e assistência jurídica.

A ARPEN/SP realizou 545 atendimentos; sendo 327, em São Paulo e 218, em Sorocaba. O resultado foram 447 certidões emitidas; 85 rejeitadas; e 13 aguardando emissão.

O Poupatempo prestou 1.918 consultas; sendo 549, em Sorocaba e 1.369, na capital. Na Receita Federal, foram 574 atendimentos; na capital (504) e em Sorocaba (70).  A Junta Militar registrou 461 atendimentos na capital.

 O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou 200 atendimentos em São Paulo. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) efetuou 963 consultas; na capital (772) e em Sorocaba (191).

 O CadÚnico realizou 169 atendimentos e 273 cadastros. Na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE), foram 193 atendimentos, capital (163) e Sorocaba (30); e na Defensoria Pública da União 30 atendimentos na capital.

Fonte: TRF3

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