Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta

Você está visualizando atualmente Reeducandos em Vila Velha (ES) participam de curso sobre comunicação não-violenta
Foto: TJES
Compartilhe

Durante essa semana, 60 reeducandos da Penitenciária Semiaberta e da Casa de Custódia de Vila Velha (ES) participaram de Curso de Comunicação Não-Violenta. A iniciativa foi promovida pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) em parceria com ONG Base Colaborativa, associação que atua há 10 anos no setor social em todo o país.

A juíza titular da Vara, Patrícia Faroni, explicou que a ideia surgiu quando a OND concedeu 5 vagas em um curso on-line para os internos da penitenciária. Ao final da capacitação, instrutores e instrutoras decidiram realizar as práticas restaurativas de forma presencial dentro das unidades.

O curso realizado nessa semana, com duração de três dias, foi um espaço de diálogo, uma roda de conversa, para os internos falarem sobre suas histórias, compartilhar angústias e aprendizados. Uma das dinâmicas levou os participantes a refletirem sobre a criança que existe em cada um de nós. “A minha criança me entendeu, pediu desculpa para mim, porque ela passou por uma fase difícil, em que queria gritar para o mundo, ser reconhecida. Estou mais leve, satisfeito”, contou um dos participantes.

De acordo com a instrutora Cindy Carbonari e o instrutor João Nikolas Guimarães, a intenção é de que esse seja só o começo de um projeto maior, que promova mais turmas presenciais e online nas unidades do Espírito Santo e em outros estados. Para o supervisor das Varas Criminais e de Execuções penais do TJES, desembargador Fernando Zardini, “esta é mais uma iniciativa em que o Poder Judiciário do ES, em pareceria com organizações não governamentais, busca, através de mecanismos de comunicação não violenta, proporcionar a reinserção de internos do sistema prisional capixaba, de forma plena, por ocasião do seu retorno ao convívio social”.

Fonte: TJES