Recomendação 30 do CNJ resulta em leilão de veículos em Santa Catarina

You are currently viewing Recomendação 30 do CNJ resulta em leilão de veículos em Santa Catarina
Compartilhe

Em recomendação à Resolução nº 30 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Polícia Federal de Santa Catarina vai realizar, no dia 11 de março, um leilão de 11 veículos apreendidos, com autorização dos juízes responsáveis pelos processos judiciais relacionados àqueles bens.

A Recomendação 30 do CNJ determina aos juízes de primeiro grau e tribunais que, na medida do possível, promovam audiências para a alienação antecipada dos bens dos processos sob sua jurisdição, com ampla divulgação, permitindo o maior número de participações.
Apesar da resolução do CNJ, raras vezes há iniciativa de fazer o leilão antecipado de bens, que acabam perecendo nos depósitos e pátios da polícia.
De acordo com Ademar Stocker, superintendente regional da Polícia Federal, ao assumir a superintendência, tomou conhecimento de que os veículos apreendidos não têm destinação, e acabam se deteriorando nos pátios da polícia, o que se tornou um fato corriqueiro. Conforme com ofício encaminhado pela Polícia Federal ao conselheiro Jefferson Kravchynchyn, não raras vezes a polícia é surpreendida por ações judiciais pedindo indenizações por danos aos veículos.
Dentre os veículos leiloados, estão desde um Gol Special, do ano de 2002, no valor de R$ 4.500, até um Porsche Conversível no valor de R$ 170 mil.
Segundo Stocker, a resolução nº30 do CNJ foi a ferramenta fundamental para organizar a venda antecipada dos veículos. “Faltava comunicação entre a Polícia Federal e o Judiciário, e é isso que estamos mudando agora”, diz Stocker, que por meio de contato com o Judiciário obteve diversas sentenças autorizando o leilão dos veículos. De acordo com o superintendente, outros 50 veículos já estão prontos para serem leiloados em uma próxima oportunidade.

Evento: Leilão Judicial de veículos apreendidos – Recomendação 30 do CNJ

Data: dia 11/3 às 14h00

Local: Sede da Polícia Federal

Av. Governador Irineu Bornhausen, nº 4744 – Bairro Agronômica

Florianópolis – SC

Tel 48 3281 6500

Luiza de Carvalho

Agência CNJ de Notícias