Proteção à criança quilombola em Goiás

Você está visualizando atualmente Proteção à criança quilombola em Goiás
Compartilhe

A Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás lança um importante programa para o enfrentamento de uma situação que vem se prolongando no município de Cavalcante (GO): o Projeto Escuta, que visa combater a violência contra crianças e adolescentes do local. Hoje (13/8), acontece o lançamento da cartilha do programa na cidade, que fica a 322 km de Goiânia.

 O principal objetivo do projeto é fortalecer a rede de proteção aos menores do município e das comunidades quilombolas da região, com um conjunto de ações integradas voltadas para a prevenção, proteção e apoio dessas crianças e adolescentes.

Próximo à comunidade quilombola Kalunga, o município de Cavalcante acaba recebendo um grande número de crianças oriundas daquela região para que possam frequentar a escola. Porém, muitas dessas crianças trabalham como empregadas domésticas, sem nunca serem matriculadas e, algumas, sem receber sequer um salário. Além disso, muitas das menores são abusadas e escravizadas sexualmente.

Algumas ações já foram tomadas na cidade para investigar e punir os crimes. Um dos exemplos é a conclusão de oito inquéritos de estupro de vulnerável pela Polícia Civil local; além de ações da Comissão de Direito Humanos da Câmara dos Deputados e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal.

Buscando a prevenção e o acolhimento, o Tribunal de Justiça de Goiás, através da Corregedoria-Geral de Justiça, lança o programa que busca contato direto com essas crianças e adolescentes.

Após um longo estudo multidisciplinar, que envolveu profissionais de áreas como psicologia, pedagogia e serviço social, e buscou compreender o que levaria um município a um contexto como esse, a corregedoria elaborou uma cartilha com orientações sobre exploração sexual e trabalho infantil. A cartilha teria duas versões, uma com linguagem simples e atrativa, destinada às próprias menores e seus pais, e outra para técnicos de áreas de atendimento à criança e adolescente.

Outras medidas também fazem parte do programa, como palestras e um trabalho de orientação voltado especificamente para os menores. Além de medidas de suporte psicológico e o aumento da presença da polícia e do Conselho Tutelar em festividades e afins.

Para conferir a cartilha desenvolvida pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, clique aqui

Por preservar a infância e buscar a justiça para várias crianças e adolescentes, essa é uma iniciativa que merece o Nosso Aplauso!