Projeto Mãos à Obra leva campanha Sinal Vermelho à construção civil

Você está visualizando atualmente Projeto Mãos à Obra leva campanha Sinal Vermelho à construção civil
Foto: TJPA
Compartilhe

O canteiro de obras do edifício Livelo Garden, localizado no bairro da Batista Campos, em Belém (PA), recebeu o projeto Mãos à Obra na última segunda-feira (13). Cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras da construção civil assistiram às palestras do projeto, que esclarecem sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram abordados temas como machismo, patriarcado e os cinco tipos de violência designados na Lei Maria da Penha (verbal, física, psicológica, moral e patrimonial).

Pedagoga da Coordenadoria Estadual do Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Riane Freitas apresentou a campanha Sinal Vermelho, que ajuda mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias e em outros estabelecimentos do país. Com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo com um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. E atendentes desses estabelecimentos podem acionar imediatamente o órgão policial.

Mãos à Obra

Iniciado em 2016, o projeto realizado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA), leva a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher ao ambiente da construção civil, predominantemente ocupado por homens. As ações foram suspensas desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19, e retomadas no início do mês de maio, com a realização de duas palestras no canteiro de obras do estádio Mangueirão, em Belém.

Fonte: TJPA

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais