A edição de 2025 do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal foi realizada de 23 a 27 de junho, nos municípios de Boca do Acre, no Amazonas, e Xapuri, no Acre. A iniciativa deu continuidade ao compromisso de levar o sistema de justiça e os serviços públicos a regiões remotas da Amazônia, por meio da atuação articulada de diversos órgãos e instituições.

Cerca de 45 instituições participaram desta edição, que envolveu oito eixos de atuação: cidadania, previdenciário, trabalhista, ambiental, fundiário, saúde, indígena e infância. O eixo saúde ganhou autonomia e representou uma expansão importante, incorporando equipes especializadas em pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, além da Força Nacional do Sistema Único de Saúde – e da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS).

O eixo previdenciário introduziu avanços tecnológicos decisivos com a implementação do Sistema de Informação e Automação Previdenciária (PrevJud), viabilizado pela introdução do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na itinerância, o que garantiu a implantação automática de benefícios previdenciários e assistenciais no curso da itinerância. Enquanto nas edições anteriores os procedimentos eram realizados manualmente durante a itinerância e digitalizados posteriormente, nesta edição todo o processo – da atermação à audiência – foi conduzido diretamente no sistema PJe.

Dando continuidade aos atendimentos em territórios tradicionalmente ocupados, o programa realizou ação específica na Aldeia Camicuã, Boca do Acre. Nesta comunidade indígena, foram desenvolvidas atividades de escuta comunitária sobre saúde indígena e mudanças climáticas na perspectiva das mulheres indígenas, promovendo o diálogo direto entre a comunidade e representantes do Fóruns Ambiental e da Saúde do Poder Judiciário. Em Xapuri, a equipe da itinerância participou de reuniões com os ocupantes da Reserva Extrativista Chico Mendes.

O relatório completo da edição, disponível no menu lateral, apresenta os dados detalhados sobre os atendimentos, as instituições envolvidas e as experiências vivenciadas em campo.

 Edição 2025 do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal em Boca do Acre (AM) e Xapuri (AC)

Você está visualizando atualmente Justiça Itinerante Cooperativa se consolida em 2025 pela garantia de direitos na Amazônia

Acesse o álbum completo no flickr oficial do CNJ