Programa Justiça 4.0 promove reuniões com tribunais de Justiça da região Nordeste

Você está visualizando atualmente Programa Justiça 4.0 promove reuniões com tribunais de Justiça da região Nordeste
Foto: TJES
Compartilhe

Nesta quinta (14) e sexta-feira (15/10), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza o primeiro evento do Programa Justiça 4.0 na região Nordeste. Vão participar representantes dos Tribunais de Justiça de Alagoas (TJAL), Pernambuco (TJPE) e Sergipe (TJSE).

A abertura da reunião será às 17h, com a participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e dos presidentes do TJAL, Klever Rêgo Loureiro, do TJPE, Fernando Cerqueira, e do TJSE, Edson Ulisses de Melo.

Os Tribunais de Justiça vão apresentar as experiências de implantação do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 em suas unidades. O objetivo é compartilhar dificuldades e boas práticas na implementação das políticas judiciárias nacionais.

Na sexta-feira, às 10h, representantes dos tribunais e juízes auxiliares da presidência do CNJ vão discutir o processo de integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário. A Plataforma Digital oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais.

Ainda será debatida a implantação da plataforma Codex, que consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.

Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias