Portuguese PT English EN Spanish ES
Programa Justiça 4.0 promove reuniões com tribunais de Justiça da região Nordeste
Programa Justiça 4.0 promove reuniões com tribunais de Justiça da região Nordeste
Foto: TJES

Nesta quinta (14) e sexta-feira (15/10), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza o primeiro evento do Programa Justiça 4.0 na região Nordeste. Vão participar representantes dos Tribunais de Justiça de Alagoas (TJAL), Pernambuco (TJPE) e Sergipe (TJSE).

A abertura da reunião será às 17h, com a participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Pesquisas, Programas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, e dos presidentes do TJAL, Klever Rêgo Loureiro, do TJPE, Fernando Cerqueira, e do TJSE, Edson Ulisses de Melo.

Os Tribunais de Justiça vão apresentar as experiências de implantação do Juízo 100% Digital, do Balcão Virtual e dos Núcleos de Justiça 4.0 em suas unidades. O objetivo é compartilhar dificuldades e boas práticas na implementação das políticas judiciárias nacionais.

Na sexta-feira, às 10h, representantes dos tribunais e juízes auxiliares da presidência do CNJ vão discutir o processo de integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário. A Plataforma Digital oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais.

Ainda será debatida a implantação da plataforma Codex, que consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.

O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.

Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias

A
Fechar Menu