Programa incentiva equilíbrio de oportunidades na Justiça Eleitoral do Tocantins

Você está visualizando atualmente Programa incentiva equilíbrio de oportunidades na Justiça Eleitoral do Tocantins
Foto: TRE-TO
Compartilhe

Data marcada pela celebração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março é também uma oportunidade para refletir sobre as lutas pela equidade social, econômica e política entre gêneros. Apesar dos debates sobre a temática estarem se popularizando cada vez mais, ainda são inúmeras as desigualdades que afetam diretamente a participação da mulher nos espaços de poder da sociedade. Esta realidade vem sendo mudada no Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) que, além de desenvolver ações para incentivar a efetiva participação feminina na política, se preocupa também em possibilitar o equilíbrio de oportunidades entre homens e mulheres no Judiciário eleitoral.

Instituído em 2019 por meio da Portaria nº 589/2019, o Programa de Participação Feminina tem o objetivo de propor políticas institucionais de valorização da mulher; prevenir ocorrências de assédio, violência ou discriminação da mulher; incentivar a participação de mulheres nos cargos de chefia e assessoramento, em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais; e promover ações de educação e conscientização sobre o tema. Operacionalizado por uma Comissão onde 60% dos integrantes são mulheres, o Programa vem gerando resultados positivos por meio da promoção de políticas de incentivo à participação institucional feminina.

As mulheres estão presentes em postos de liderança em diversas áreas do TRE-TO. São juízas, juízas eleitorais, secretárias, assessoras, coordenadoras e chefes de cartório. Ana Cecília Catapan lidera os servidores que atuam no Cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas, a maior do estado. “É, sem dúvidas, uma das maiores experiências que já vivi nos meus 21 anos de serviço público”, destaca a chefe de cartório. Para Ana Cecília, o trabalho em equipe é fundamental para a obtenção de bons resultados e os desafios diários só são vencidos com comprometimento e preparo. “Acredito que a liderança feminina tem se destacado pela compaixão e capacidade que nós temos de nos colocar no lugar do outro. Liderar não é impor. Liderar é despertar na sua equipe a vontade de fazer.”

Pesquisa

Segundo pesquisa interna realizada em 2020 com 55 servidoras das zonas eleitorais e secretaria do TRE-TO, não foi apontado desequilíbrio quanto a ascensão de mulheres a cargos e funções dentro do Tribunal. A pesquisa aponta que 89,1% das mulheres que responderam ao questionário consideram que há oportunidades iguais entre homens e mulheres para ocupar cargos de chefia ou assessoramento em suas respectivas unidades; 88,9% afirmaram se sentir valorizadas no trabalho, 87% nunca vivenciaram alguma situação de discriminação por conta de gênero e 77,8% se consideram aptas a assumir um cargo de chefia.

Fonte: TRE-TO