Mais seis escolas da rede pública do Distrito Federal receberão magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola nesta semana. O objetivo dos encontros é levar noções de direito, cidadania e justiça aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, duas escolas do Plano Piloto, duas de São Sebastião e duas de Samambaia irão participar do programa. Desde o início desta 15ª edição do programa, sete escolas já participaram, cinco delas na semana passada.
Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa é desenvolvido no DF pela Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF) em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GDF. O objetivo é promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário e levar noções de cidadania e Justiça para os estudantes do 5º ano da rede pública de ensino, preparando os futuros cidadãos para agir de forma consciente.
As palestras são ministradas aos alunos por magistrados. Em sala de aula, o conteúdo é aplicado por meio de uma cartilha, no formato de uma revista em quadrinhos. Durante as visitas, o conteúdo é detalhado em uma conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
Até o final do ano, 82 escolas do DF receberão a visita de magistrados da Justiça local. A previsão é atender cerca de 10 mil estudantes, abrangendo regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, São Sebastião, Sobradinho e Brazlândia, entre outras.
Fonte: TJDFT