Produtividade: Nova tecnologia aprimora decisões estratégicas no Tribunal de Roraima

Você está visualizando atualmente Produtividade: Nova tecnologia aprimora decisões estratégicas no Tribunal de Roraima
Foto: TJRR
Compartilhe

Depois implementar vários sistemas de inteligência artificial, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está implantando uma novidade: o Business Intelligence, que vai influenciar diretamente na otimização do desempenho do Poder Judiciário. Agora, magistrados e gestores terão acesso em tempo real a relatórios, gráficos, comparativos e um conjunto de dados sobre o funcionamento tribunal.

O objetivo do Business Intelligence (BI) é viabilizar a tomada de decisões de maneira estratégica e assim melhorar o desempenho. “Esta ferramenta dará mais agilidade, transparência e produtividade ao Poder Judiciário de Roraima. O BI é mais um importante investimento feito em tecnologia e se unirá aos sistemas de inteligência artificial para assegurar que o TJRR continue sendo um dos mais produtivos do país”, destacou o presidente do Tribunal, desembargador Mozarildo Cavalcanti.

Segundo ele, com o funcionamento do novo software todos passarão a ter acesso, na tela de trabalho do computador, às informações que necessitam para o acompanhamento do trabalho jurisdicional e administrativo do TJRR. “Será possível acessar planilhas, mapas e gráficos relacionados ao acervo processual das unidades judiciais do tribunal, fazer o acompanhamento de custos e despesas, monitorar a produtividade de magistrados e servidores, e muito mais. Trata-se de uma solução tecnológica que vai interferir diretamente do cotidiano do Judiciário, porque nos permitirá ter uma noção mais exata dos ajustes necessários para a melhoria do nosso trabalho.”

Para o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRR, juiz Esdras Silva Pinto, a implementação de uma ferramenta de BI inaugura uma nova fase na gestão judicial, cartorária e administrativa. “Essa nova fase possibilitará que toda tomada de decisão seja fundamentada em dados, aumentando a assertividade, eficiência e racionalidade das decisões.”

BI

O Business Intelligence é uma ferramenta tecnológica que coleta, organiza, analisa e disponibiliza dados de uma instituição ou empresa, para que a partir destas informações seja possível obter panoramas e aplicar ideias para melhorar os resultados que vêm sendo obtidos. O funcionamento do BI visa identificar padrões imparciais nos dados coletados para que, em seguida, gestores sejam capazes tomar decisões de maneira mais objetiva, não apenas baseadas em experiências ou impressões.

Fonte: TJRR