Processos baixados pela Justiça do Trabalho paulista em 2019 foi 29% maior que recebidos

Você está visualizando atualmente Processos baixados pela Justiça do Trabalho paulista em 2019 foi 29% maior que recebidos
Foto: TRT2
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) manteve posições de destaque no Relatório Justiça em Números 2020, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), que apurou dados de 2019. O Índice de Atendimento à Demanda do Tribunal foi de 128,9%, segundo melhor desempenho entre as cortes trabalhistas de grande porte. Esse dado ganha mais relevância ao se observar que o TRT2 recebeu 2.101 processos por 100 mil habitantes, maior número entre os tribunais trabalhistas.

Já o Índice de Conciliação do Regional, que revela o percentual de acordos em relação ao quantitativo de casos novos, foi de 26,8%, o maior entre todos os tribunais de grande porte, incluindo estaduais, federais e eleitorais. A média geral foi de 19,6%.

No Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que mede a eficiência relativa dos tribunais, o desempenho do TRT2 foi de 100% no segundo grau de jurisdição, mantendo o bom desempenho obtido no relatório do ano anterior. Somados os dois graus de jurisdição e a área administrativa, o índice foi de 98%.

O Judiciário como um todo destacou-se pela redução do estoque de processos: o ano de 2019 foi encerrado com 77,1 milhões de causas em tramitação, 1,5 milhão a menos do que no ano anterior (78,6). O número revela uma consolidação da tendência de queda do acervo, iniciada no relatório do ano passado. Antes disso, o número subia desde que o CNJ iniciou o acompanhamento.

Apesar da redução de processos pendentes, houve aumento de entrada de casos na Justiça em 2019: foram 30,2 milhões, alta de 6,8% em relação ao ano anterior.

Acesse aqui o relatório Justiça em Números 2020 completo

Fonte: TRT2