Presidente do Tribunal Constitucional da Rússia visita o CNJ

Compartilhe

O Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, e o secretário-geral do CNJ, Rubens Curado da Silveira, receberam nesta quinta-feira (18/02) a visita do presidente do Tribunal Constitucional da Federação da Rússia, Valery Zorkin, acompanhado de dois juízes da mesma Corte, Larissa Krassavchikova e Gadis Gadjihev, e do Encarregado de Negócios da Embaixada da Rússia, Andrey Guskov.

A delegação russa ouviu apresentações do ministro Dipp e do secretário-geral sobre as principais atribuições e a composição do CNJ, órgão criado em 2004 para fiscalizar as ações do Poder Judiciário e também definir políticas públicas de melhoria da gestão na justiça brasileira. Os juízes russos também puderam conhecer as instalações do CNJ, incluindo o plenário onde se realizam quinzenalmente as sessões de julgamento do Conselho. Mais cedo, a delegação russa visitou também as instalações do Supremo Tribunal Federal (STF) e foi recebida pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Gilmar Mendes.

Os membros do Tribunal Constitucional Russo estão no Brasil retribuindo uma visita feita em julho do ano passado a São Petersburgo e Moscou pelo presidente do CNJ e do STF, e pelo vice-presidente da Corte brasileira, ministros Gilmar Mendes e Cezar Peluso. Na ocasião, os ministros brasileiros visitaram a Suprema Corte da Rússia e assinaram protocolos de intenções envolvendo os Poderes Judiciários dos quatro países que compõem o bloco político conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

 

IS

Agência CNJ de Notícias