Portal da Memória do Tribunal paulista será lançado nesta segunda-feira (10/5)

Você está visualizando atualmente Portal da Memória do Tribunal paulista será lançado nesta segunda-feira (10/5)
Arte: TJSP
Compartilhe

Nesta segunda-feira (10/5), é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário. E o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) paulista lançará o Portal Memória, com informações, links e materiais relevantes para a preservação e consulta da história de quase 150 anos do TJSP. A cerimônia será às 15h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TJSP no YouTube e participação do presidente do Tribunal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

O portal vai reunir conteúdo sobre o Museu do TJSP, o projeto Agenda 150 Anos, o Palácio da Justiça e muitos outros. No dia, também será lançada a exposição virtual Luiz Gama e o Judiciário paulista no século XIX e o projeto de consulta interativa Memória da Magistratura.

A exposição apresenta o conteúdo resumido de três processos ingressados pelo jornalista, poeta, escritor e abolicionista Luiz Gama no antigo Tribunal de Relação de São Paulo. São documentos históricos que retratam o Judiciário da época e como Gama utilizou a Justiça para obter a liberdade de escravos.

Por meio de painéis on-line interativos, o Projeto Memória da Magistratura comemora o centenário do primeiro concurso de ingresso, realizado em janeiro de 1922, e disponibiliza os dados dos certames dos últimos cinquenta anos: começando pelo de número 138, com posse em 14 de janeiro de 1972, ao mais recente, o de número 188, cujos aprovados foram empossados em 4 de fevereiro de 2021, em inédita solenidade virtual.

Os painéis permitem conhecer os participantes da Comissão de cada concurso com o respectivo número de inscritos, aprovados e empossados, os nomes dos magistrados, gênero, formação acadêmica e cargo atual ou o último exercido para os inativos. Esses dados podem ser combinados, permitindo inúmeras formas de pesquisa e estatísticas.  Posteriormente serão acrescentadas informações dos concursos mais antigos e dos ingressos por meio do quinto constitucional.

Fonte: TJSP