Portal CNJ de Boas Práticas recebe duas novas iniciativas sobre planejamento e gestão

Você está visualizando atualmente Portal CNJ de Boas Práticas recebe duas novas iniciativas sobre planejamento e gestão
FOTO: Rômulo Serpa/Ag CNJ

Duas iniciativas voltadas para planejamento e gestão estratégica nos tribunais foram aprovadas, nesta terça-feira (28/10), pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para comporem o Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. O sítio eletrônico divulga soluções inovadoras desenvolvidas nos tribunais para aperfeiçoar os serviços judiciais.

As ações foram analisadas pelos conselheiros e conselheiras durante a 14ª Sessão Ordinária de 2025 do CNJ. A prática “Gestão Eficiente de Gabinete Cível — Gestão da Produtividade e Experiência do Colaborador”, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), promove discussões sobre produtividade e elevação do desempenho de processos de trabalho e de pessoas. A ideia é integrar gestão estratégica e objetivos organizacionais com base no método employee experience (experiência do colaborador) e na gestão compartilhada.

A outra iniciativa aprovada é o Painel BI de Governança do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ferramenta de Business Intelligence (BI) consolida indicadores estratégicos da governança institucional, o que permite o acompanhamento de áreas como gestão pública, pessoas, TI, contratações, orçamento e sustentabilidade. O painel é baseado na metodologia do Tribunal de Contas da União (TCU) e nos critérios ESG — Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).

“Nesta oportunidade, agradeço aos proponentes das práticas hoje aprovadas. Graças ao trabalho e ao esforço efetivo das senhoras e senhores, o Poder Judiciário pode encontrar respostas para desafios prementes e aprimorar seus serviços em benefício ao povo brasileiro”, frisou o presidente do CNJ, Ministro Edson Fachin.

Análise e aprovação

Antes da validação pelos Plenário do CNJ, as iniciativas passam por processo de admissibilidade e análise técnica da equipe do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, que conta com apoio de juízes auxiliares da Presidência e outras unidades técnicas, de acordo com o tema.

São avaliados projetos, programas, experiências, atividades e ações cujos resultados sejam notórios pela eficiência, eficácia e efetividade. As ações incluídas no portal contribuem para o aprimoramento ou desenvolvimento de determinada tarefa, atividade ou procedimento no Poder Judiciário.

No portal, estão reunidas ações divididas em 23 eixos temáticos, entre eles: equidade racial; saúde; infância e juventude; justiça e cidadania; transparência; gestão processual; Justiça Restaurativa; acesso à Justiça; entre outros.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Revisão: Cauã Samôr
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária