Portuguese PT English EN Spanish ES
Portadores de deficiências iniciam digitalização

Portadores de deficiências já estão digitalizando os processos em papel que ainda restam nas Varas do Trabalho de João Pessoa. O trabalho, resultado de um convênio com a Associação de Deficientes e Familiares de João Pessoa – Asdef, começou na semana passada.

Dez portadores de deficiências divididos em duas turmas irão digitalizar cerca de vinte mil processos físicos anteriores a implantação do processo eletrônico. Um tradutor de libras, o servidor Petrônio Sá Leitão, é o responsável pelas orientações aos três deficientes auditivos.

Estão sendo digitalizadas as principais peças dos processos, selecionadas anteriormente pelo coordenador da comissão para gestão do contrato de prestação de serviços para a digitalização, Abílio Sá Neto, da 6ª. Vara do Trabalho. A digitalização consiste em escanear as folhas indicadas pelo gestor, classificar, e salvar em arquivo eletrônico. A partir dai esses arquivos serão incluídos no Suap – Sistema Unificado de Acompanhamento Processual, podendo ser acessado por todas as Varas do Trabalho.

Abílio Sá ressaltou o profissionalismo dos portadores de deficiência: “Fiquei surpreso ao descobrir que eles não tem deficiência nenhuma. São muito eficientes e profissionais”. Para Eliane Santos, da Asdef, o trabalho está sendo uma grande oportunidade: “Com este trabalho estou desenvolvendo meus conhecimentos e aprendendo mais sobre a Justiça do Trabalho”.

Contrato – O contrato foi assinado há cerca de um mês entre o TRT e a Asdef. Terá vigência de um ano e pode ser prorrogado por mais cinco. O Tribunal repassará os recursos para a associação que será responsável pelo pagamento dos salários e de todas obrigações legais dos trabalhadores, inclusive 13º salário e 1/3 de férias.

Na assinatura do contrato, o TRT foi representado pelo seu presidente, desembargador Paulo Américo Maia Filho e a Associação de Deficientes e Familiares de João Pessoa – Asdef, pelo presidente Francisco de Assis Izidoro Machado

Do TRT-PB

A
Fechar Menu