População de Barretos (SP) recebe unidade do Cejusc

Compartilhe

Na última sexta-feira (7/12) foi inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Barretos (Cejusc), que passa a operar com a prestação de mais dois serviços à comunidade: o pré-processual e o setor de cidadania. Essa foi a 45ª unidade do Centro instalada no Estado.

 

O evento contou com a presença do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Vanderci Álvares, que utilizou um episódio ocorrido em uma unidade do Cejusc em Itápolis para explicar o que representa a unidade. “Estava com dificuldades para definir exatamente o que significava o Cejusc; foi aí que uma mulher me perguntou quando eu instalaria aquela ‘justiça rapidinha’: essa é uma das melhores definições”.

O evento contou ainda com a presença dos magistrados Carlos Fakiani Macatti, da 2ª Vara Cível e coordenador do Cejusc de Barretos e Fernanda Martins Perpetuo de Lima Vazquez, juíza da 1ª Vara Criminal e diretora do fórum. Em seu discurso, o juiz Carlos Macatti destacou “os novos tempos de um novo Judiciário”. Um Judiciário, de acordo com ele, “que incentiva a transição da chamada cultura de litígio para a cultura da pacificação social, através dos métodos alternativos de solução de conflitos, restabelecendo um diálogo aberto e harmônico entre os contendores e tendo como consequência a celeridade ou diminuição do número de processos”. Nesse sentido, o magistrado chamou a atenção, ainda, para a experiência pioneira e de grande sucesso do supervisor de serviços do setor de Anexo Fiscal de Barretos, que promove conciliações em processos de execuções fiscais.

O magistrado finalizou agradecendo a servidores, estagiários e conciliadores “que são o corpo e a alma do Cejusc”, ao desembargador Vanderci Álvares, à juíza diretora do fórum e ao saudoso Mélek Zaiden Geraige, advogado e ex-prefeito da cidade, que dá nome ao setor de conciliação e que representa “mais do que um nome numa placa, um verdadeiro estado de espírito, cujo exemplo de vida inspira a todos os que o frequentam”. Também participaram da solenidade os juízes Luciano de Oliveira Silva, da 2ª Vara Criminal, Mônica Senise Ferreira de Camargo, da 3ª Vara Cível, Luiz Antonio Dela Marta, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal, Cláudio Bárbaro Vita, da 1ª Vara Cível, Lucas Borges Dias, juiz substituto da 14ª CJ e Renata Rosa de Oliveira, representando a Comarca de Catanduva; os promotores de Justiça Renato Flávio Marcão (que discursou representando o procurador-geral de Justiça de São Paulo), Adriana Nogueira Franco e José Ademir Campos Borges, além de autoridades civis e militares

Do TJSP