O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou consulta pública para receber sugestões da sociedade sobre as propostas de Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2020. Além das propostas de metas, a pesquisa aberta pelo CNJ buscou saber quais temas seriam importantes para o processo de formulação das Metas Nacionais para 2021, que será realizado em 2020.

As sugestões deviam ser encaminhas por meio de formulário eletrônico. O formulário permitiu sugestão de metas nos cinco ramos de Justiça (estadual, federal, trabalho, eleitoral e militar), como também do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) – em questionário único ou um segmento por vez.

Após a realização da consulta, o Departamento de Gestão Estratégica produziu relatório com os resultados


O CNJ realiza a consulta pública sobre as Metas para o Judiciário desde 2017. Essa etapa foi criada com a Portaria CNJ n. 114/2016, que fixou as diretrizes do processo participativo na formulação das Metas Nacionais do Poder Judiciário.

Com base nessas sugestões, o CNJ consolida as propostas que ficam durante alguns dias disponíveis para avaliação pública. Posteriormente, as Metas são votadas e aprovadas durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário. O próximo Encontro Nacional do Poder Judiciário está previsto para os dias 25 e 26 de novembro.