Plenário determina prazo para novas eleições no Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Você está visualizando atualmente Plenário determina prazo para novas eleições no Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Foto: TJMT
Compartilhe

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, por unanimidade, a realização de novas eleições para os cargos diretivos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Os conselheiros votaram favoravelmente a dois procedimentos de controle administrativo que questionavam a possibilidade de reeleição para esses postos. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (10/11), na 321ª Sessão Ordinária.

O relator dos processos, conselheiro do CNJ Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, especificou que o tribunal matogrossense deve realizar novo pleito em um prazo de 25 dias, de modo a substituir os atuais ocupantes dos cargos de direção cujos mandatos se encerram no dia 18 de dezembro. “A Emenda Regimental nº 47/2020, que alterou a redação do § 11 do artigo 47 do Regimento Interno do TJMT, deve ser anulada, de modo que novas eleições sejam realizadas.”

O conselheiro destacou que os regimentos dos tribunais não podem contrariar dispositivo da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), em especial no que se refere à vedação de reeleição e à proibição de um mesmo desembargador ocupar cargos de direção por mais de quatro anos. “Um dos preceitos do CNJ é defender a autonomia dos tribunais, porém observando o cumprimento dos princípios da legalidade e da segurança jurídica, considerando a vigência de norma expressa que veda a reeleição para presidente de tribunais, bem como proibindo que um mesmo desembargador ocupe cargos de direção por mais de quatro anos.”

Um dos procedimentos de controle administrativo julgados pelo CNJ, o de nº 0007785-42.2020.2.00.0000, foi proposto pelo desembargador Sebastião Moraes Filho. A ação foi ajuizada depois que uma mudança no regimento interno do TJMT passou a autorizar a reeleição em cargos diretivos. O outro processo, de nº 0007798-41.2020.2.00.0000, foi apresentado pelo também desembargador Juvenal Pereira da Silva.

Alex Rodrigues
Agência CNJ de Notícias

Reveja a 321ª Sessão Ordinária no canal do CNJ no YouTube

Veja as fotos da 321ª Sessão Ordinária no Flickr do CNJ

321ª Sessão Ordinária do CNJ - 10/11/2020