Plataforma Digital do Poder Judiciário é apresentada aos tribunais

Você está visualizando atualmente Plataforma Digital do Poder Judiciário é apresentada aos tribunais
Fábio Porto, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, na apresentação da plataforma
Compartilhe

A Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), sua finalidade, importância e alcance, foram apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos secretários e diretores da área de tecnologia e inovação dos tribunais.

A nova plataforma do Judiciário foi instituída pela Resolução CNJ nº 335/2020 e é uma das ações do Eixo Estratégico Justiça 4.0 da gestão do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

Os diretrizes da PDPJ e as possibilidades tecnológicas que ela apresenta para os tribunais foram detalhadas em webinar realizado em 25 de novembro, em apresentação por meio eletrônico que reuniu mais de 250 pessoas, superando a expectativa dos organizadores diante da participação, também, de magistrados.

Entre as possibilidades abertas com a PDPJ está a atuação mais colaborativa entre as cortes na utilização de sistemas processuais eletrônicos. A proposta é racionalizar o emprego das verbas públicas por meio do compartilhamento de soluções tecnológicas de uso comum entre os tribunais, evitando o gasto de recursos orçamentários no desenvolvimento de módulos, programas e aplicativos já existentes e em uso por órgãos do Judiciário.

A criação da PDPJ também levou em consideração a necessidade de uma plataforma digital com capacidade para gerar uma identidade única do Judiciário em termos de desenvolvimento e uso de tecnologias. À medida que novos módulos forem desenvolvidos, outros webinars serão realizados.

Confira a apresentação da Plataforma Digital do Poder Judiciário

Agência CNJ de Notícias